Casa pensada do zero com muitos materiais naturais

Home  /  Projetos  / Casa pensada do zero com muitos materiais naturais
08 2021

Casa pensada do zero com muitos materiais naturais

30 ago, 2021 | Casas, Acima de 200 m2, Campo

Fotos: Daniel Mansur/ Divulgação
Escritório: João Daniel Arquitetura
Área: 365m² 
Local: Orla do Rio Doce, Minas Gerais
Ano: 2020

Uma casa construída para um casal com três filhos que queriam um espaço para receber amigos e desfrutar os momentos de lazer. Esse foi o desafio assumido pelo arquiteto João Daniel para este projeto na Orla do Rio Doce, em Minas Gerais.

“Realizei a construção do imóvel desde o detalhamento arquitetônico até a marcenaria e decoração final. Trata-se de uma família muito unida com uma menina de dez anos, uma de quatro anos e um bebê de seis meses. Por isso foi uma casa pensada para satisfazer as necessidades de cada um dos integrantes da família.”

E o meio ambiente no qual a casa se insere determinou muitos aspectos do projeto.

“Como a casa fica em uma ilha, tive que focar inicialmente sobretudo na questão dos possíveis alagamentos, afinal o volume de água do Rio Doce aumenta constantemente. A ideia então foi levantar um pavimento inteiro em 2.70m acima do nível da rua, o que resultou em uma vista deslumbrante para o calçadão da Orla e para as copas das árvores.”

Além disso, o arquiteto seguiu as preferências dos clientes por alguns materiais específicos.

“Os clientes queriam uma casa bem rústica e com muita pedra, então optei por utilizar pedras regionais, como a Calcita Mel Dourada Rolada e 80% de acabamento em madeira de peroba natural do campo.”

Outro ponto importante do projeto foi a incorporação de alguns itens do inventário da família.

“A inspiração e concepção do projeto partiu de tudo que tivesse relação com alguma história afetiva, cada acabamento, mobiliário, adorno, foi especialmente adquirido e acompanhado de perto pelos clientes, que participaram ativamente na criação de algumas peças em madeira.”

Vale ressaltar a paleta de cores escolhida para a casa.

“Foi elaborada uma base neutra, mais rústica, para receber as peças que o cliente já possuíam. Algumas de herança de família e outras exclusivas trazidas das cidades de Tiradentes, Ouro Preto e viagens internacionais.”

Casa pensada do zeroCasa pensada do zeroCasa pensada do zeroCasa pensada do zeroCasa pensada do zeroCasa pensada do zeroCasa pensada do zeroCasa pensada do zeroCasa pensada do zeroCasa pensada do zeroCasa pensada do zeroCasa pensada do zeroCasa pensada do zeroCasa pensada do zero

Fotos: Daniel Mansur/ Divulgação

Profissional:

Deixar um comentário

Ir ao Topo