Nildo José, Casa Dendê com a Protécnica – CASACOR SP 2019

Home  /  Projetos  / Nildo José, Casa Dendê com a Protécnica – CASACOR SP 2019
Nildo José, Casa Dendê com a Protécnica – CASACOR SP 2019 2019-06-03T17:38:44-03:00
05 2019

Nildo José, Casa Dendê com a Protécnica – CASACOR SP 2019

27 maio, 2019 | Mostras, De 100 a 200 m2, Cidade

Project Description

Minha nota: é sempre mais óbvio que um escritório jovem construa e pense para igualmente jovens. E foi isso que adorei no projeto que eles apresentaram este ano, o inverso disso,  um olhar nada obvio sobre o recôncavo baiano, sem estereotiparão, com poucas e boas peças. Para um morador que prefere ter menos com mais afeto e qualidade. 

Abs, Lucila

_ _ _

O ambiente assinado pelo escritório Nildo José para a CasaCor SP 2019 é a Casa Dendê. O projeto de 155m² é uma residência completa com living, cozinha com sala de jantar, pátio com uma árvore ao meio e máster suíte.

A casa foge de fórmulas prontas e do estereotipo da Bahia colorida, entretanto, expressa em todos os detalhes, a ligação especial do arquiteto com sua terra natal de maneira sóbria, rica em arte, bossa e poesia.

Com Uma edição afiada de peças e uma linguagem madura o arquiteto projetou formas limpas com curvas pontuais que fazem analogia ao recôncavo baiano. Na fachada foi usado o acabamento Mr Lime Beton, da Protécnica, com aspecto rústico, que lembra a areia de praia. Já nas paredes, o acabamento escolhido é o Mr. Cryl Linho, também da Protécnica, que lembra as casas de Trancoso.

“Na entrada, o pórtico, que nasce deste volume de pedra, e revestido pelos painéis de madeira, foi desenhado em formato de côncavo, criando uma ilusão de ótica que confunde o plano vertical com o horizontal.”

No interior, o piso de pedra natural, compõe o visual junto de grandes panos de vidro, instalados nas divisas do jardim de ‘Espadas de São Jorge’ – assinado por Bia Abreu – fazendo, assim, mais uma referência ao místico baiano e trazendo o sol e a paisagem para dentro da casa, uma forma de recriar a cor e o calor nordestino.

O teto, que é um dos destaques do projeto, conta com um recorte zenital, uma claraboia, protegido por um vidro especial, que controla os raios solares. E ainda um muxarabi, que peneira a luz e que foi escolhido por ser um elemento da arquitetura baiana que permite a ventilação do ambiente, fator importante por conta das altas temperaturas da região.

Fotos: MCA estúdio. 

Profissional:


Mais Projetos deste Profissional

Neutro Com Pontos de Cor

Compartilhar no WhatsApp O projeto assinado por Nildo José prioriza a circulação, por isso o profissional optou por usar pouco mobiliário. O charme do... Leia mais +

Loft Ninho – CASACOR 2018

Compartilhar no WhatsAppO ambiente assinado por Nildo José para a CASACOR São Paulo é o Loft Ninho. O escritório criou para a mostra um ambiente que... Leia mais +