01 2023

Casa contemporânea e com grandes vãos

06 jan, 2023 | Casas, Acima de 200 m2, Cidade


Fotos: Manuel Sá / Divulgação

Escritório de arquitetura: Sidney Quintela | Architecture + Urban Planning

Paisagismo: Alex Paisagismo

Grafite: Gen Duarte

Área: 750m²

Local: Salvador, Bahia

Ano: 2015

Uma casa ampla, contemporânea e com muita integração entre os espaços interiores e exteriores. Este foi o pedido da família carioca ao se mudar para Salvador para o escritório Sidney Quintela, que assina o projeto.

“Havia uma edificação pré-existente, porém não atendia às expectativas dos clientes, de modo que a modificação foi total, com aproveitamento apenas do perímetro. Basicamente mantivemos a estrutura e as fundações, concebendo uma arquitetura nova e fachadas. O programa de necessidade dos clientes era bem diferente do programa da casa existente, além disso, os clientes precisavam de um elevador para favorecer a circulação vertical entre os quatro pavimentos da casa (elemento não previsto no projeto original). Desejavam também uma nova roupagem nos ambientes exteriores e interiores, novos acabamentos de fachada e revestimentos.”

Para isso, foi escolhida a arquitetura contemporânea para o projeto, com grandes vãos, integração plena entre os ambientes internos e externos e máximo aproveitamento da iluminação e ventilação natural.

“Utilizamos materiais naturais, como pedra e madeira, numa paleta de cores neutras e sóbrias, compondo um projeto elegante, como era desejo dos clientes. Os pontos de cor entram nos objetos de decoração, algumas peças do mobiliário e obra de arte.”

Como o terreno é um aclive, um nível de chegada com a garagem, hall de entrada e elevador inicia o projeto. No primeiro pavimento, as dependências dos colaboradores, lavanderia e academia podem ser encontrados. No segundo, estão as áreas sociais: sala de TV, salas de almoço e jantar, gourmet, living e amplas áreas avarandadas com piscina e spa. No terceiro pavimento, as suítes e também um estar íntimo com home theater para reunir a família em volta da TV.

“Todos os ambientes do projeto possuem iluminação natural, bem como ventilação natural cruzada, possibilitando um baixo consumo de energia e proporcionando conforto térmico. A utilização de brise soleil na fachada foi uma solução arquitetônica para controlar a incidência solar na edificação, permitindo um clima agradável no interior da residência, aproveitando ao máximo a iluminação e a ventilação natural. Além disso, parte da edificação existente foi preservada, reduzindo consideravelmente o consumo energético e a produção de resíduos.”

Os ambientes sociais possuem peças e obras de arte brasileiras icônicas. Algumas foram trazidas da antiga casa, como os sofás e as poltronas estofadas que receberam nova roupagem com o tecido exclusivo da designer de moda Adriana Barra e couro da Emprio Beraldin. Peças como a de Sérgio Rodrigues, a mesa saarinen e a luminária de Ingo Maurer também podem ser admiradas.

“As texturas e revestimentos especiais trazem personalidade para este projeto. A madeira foi escolhida como principal material de destaque, sendo utilizada em diferentes formatos ao longo da residência. Compondo com a madeira, propusemos uma base neutra, com texturas de pedra e em cimento queimado, resultando uma edificação de linguagem contemporânea e urbana, sem perder o charme e o aconchego.”