11 2022

Casa com essência mineira rústica

16 nov, 2022 | Casas, De 100 a 200 m2, Campo

Fotos: Luiza Schreier / Divulgação

Escritório: Studio Catá Arquitetura

Área: 180m²

Local: Cataguases, Taquara Preta, Minas Gerais

Ano: 2022

Uma casa com essência mineira rústica e influências da arquitetura colonial aliada à modernidade. Este é o projeto assinado pelo escritório Catá Arquitetura.

“A casa apresenta influências da arquitetura colonial e da arquitetura moderna. Teve como premissa resgatar elementos que expressam a essência de uma casa mineira rural em seus aspectos históricos e simbólicos: o fogão a lenha, portas e janelas típicas da arquitetura colonial, varandas extensas ao longo de toda a casa e a cozinha como núcleo da casa, lugar em que as principais interações acontecem, e, ao mesmo tempo, concebida a partir de uma sintaxe arquitetônica que remete à arquitetura modernista, tão presente na cidade de Cataguases, MG, tombada pelo IPHAN em 1994 pelo seu importante acervo de arquitetura moderna e eclética.”

Para isso, elementos como estrutura aparente e independente de planos de paredes, marquise, laje plana e estrutura em concreto armado, conferem à casa as características encontradas na arquitetura moderna.

“Com o objetivo de otimizar custos foram utilizados materiais de reaproveitamento, como janelas e portas de demolição de uma antiga fazenda. A obra contou com mão de obra local e buscou-se valorizar também os fornecedores locais como a fábrica de ladrilhos hidráulicos presente na cidade.”

O escritório Catá Arquitetura também explica a dificuldade de adaptar espaços da casa para deixá-los mais amplos e integrados.

“O principal desafio do projeto foi iniciar a concepção a partir de uma base e lançamento estrutural já pré-concebida pelo próprio cliente. Foram necessárias algumas adaptações para tornar os espaços da casa mais amplos e integrados. Em espaços pequenos, é interessante integrar ambientes que, de alguma forma, talvez estivessem separados por paredes. Dessa forma, o espaço parece maior e os ambientes recebem mais luz natural por estarem compartilhando aberturas de portas e janelas.”