Casa com a essência da década de 70

Home  /  Projetos  / Casa com a essência da década de 70
04 2024

Casa com a essência da década de 70

05 abr, 2024 | Casas, Acima de 200 m2, Cidade

Fotos: Marco Antonio/ Divulgação
Escritório: Farah+
Local: Alto de Pinheiros, SP.
Área: 550m²

A arquiteta Carol Farah, do escritório Farah+, foi procurada por um casal de advogados para reforma de uma casa de 550 m², datada dos anos 1970. O desejo dos proprietários era que a estrutura e as configurações de época fossem mantidas, mas os acabamentos e materiais poderiam ser trocados. A casa, localizada no Alto de Pinheiros, bairro paulistano, possui em sua planta uma área aberta, voltada para o lado externo, com piscina, deque e uma grande área verde, toda gramada.

Projetamos um pergolado, todo em madeira, cujo objetivo é minimizar o excesso de iluminação natural, que ocorre com muita frequência no período da tarde.

Na área do living, para manter as referências de revestimentos da época, o escritório sugeriu que a parede recebesse o revestimento de ladrilhos hidráulicos, muito utilizado nos ano setenta, década de construção da residência, porém em um formato mais contemporâneo. Os mobiliários foram pensados da mesma forma, onde pudessem ter uma linguagem mais atual, mas sempre em equilíbrio com objetos que já estavam presentes na decoração da casa.

O projeto de marcenaria, foi todo pensado e executado para criar duas soluções importantes, a primeira, era esconder a adega por meio de uma porta mimetizada, a outra, envolver a entrada da cozinha. Foi utilizado painéis de madeira em freijó natural. Os sofás, que faziam parte do mobiliário da família, foram mantidos, e foram dispostos no layout da sala para manter a circulação de forma eficiente.

As grandes esquadrias, permitem a interação da área interna com a externa e, ambas podem ser separadas com o fechamento das portas de vidro.

A cozinha recebeu atenção especial, mais uma vez a marcenaria planejada foi utilizada. As paredes laterais receberam armários, de forma linear e sem puxadores visíveis. De um lado os armários e refrigeradores, do outro, a parede recebe novamente revestimos de ladrilhos hidráulicos, que lembram as peças do renomado artista Athos Bulcão. Ao centro, uma ilha, com bancada, armários e uma mesa de apoio, com cadeiras amarelas, assim como o revestimento.

Ao todo, a casa tem quatro quartos e cinco banheiros. Na suíte do casal, um painel de couro foi projetado para envolver a cama e as mesas de cabeceira. O banheiro foi reformado, porém, foi mantido o antigo bidê, em perfeitas condições, mantendo a atmosfera de casa antiga.

Profissional:

Deixar um comentário

Ir ao Topo