Área Social Prática e Acolhedora

Home  /  Projetos  / Área Social Prática e Acolhedora
Área Social Prática e Acolhedora2020-11-26T09:34:46-03:00
11 2020

Área Social Prática e Acolhedora

26 nov, 2020 | Apartamentos, De 50 a 100 m2, Cidade

Project Description

Escritório: TRIZ Arquitetura
Área: 30m²
Local: Campinas – SP
Ano: 2020
Fotos: Taís Vieira / Divulgação

Um casal sem filhos optou por sair de um apartamento de 150m², para um de 70m² no bairro Ponte Preta. No novo lar, gostariam de um layout que possibilitasse o uso integrado ou não da varanda, e então contataram a equipe da TRIZ Arquitetura para realizar o projeto das salas de jantar e TV, e claro, da sacada.

Neste projeto encontramos duas principais dificuldades: conseguir integrar os ambientes sem quebra-quebra; e ganhar amplitude e aconchego nas áreas de intervenção – varanda, e as salas de jantar e TV.

Para isolar a varanda em dias de churrasco e a manter integrada à área social no dia a dia, as arquitetas desenharam uma porta de correr metálica com três folhas, que se recolhem totalmente; embutidas na alvenaria. Como as portas ficaram suspensas, sem trilhos no chão, o piso se estende pelo espaço de maneira livre, agregando sensação de amplitude e continuidade.

As salas desse apê estão dispostas em um “L” e, para unificar tais ambientes, uma solução de planos contínuos que vão invadindo as áreas vizinhas foi aplicada. Ao entrar na casa você se depara com um forro de madeira, responsável por criar o primeiro plano que une os cômodos internos. Conectando o jantar e estar, um grande aparador linear rasga a parede, e faz as vezes de buffet para o primeiro ambiente, e apoio para o seguinte. Seguindo a mesma intenção, um único tapete comprido integra as salas íntimas, e ainda completa o acolhimento da decoração neutra e suave.

Fotos: Taís Vieira / Divulgação

Profissional:

Ir ao Topo