Apartamento perfeito para a aposentadoria

Home  /  Projetos  / Apartamento perfeito para a aposentadoria
12 2021

Apartamento perfeito para a aposentadoria

06 dez, 2021 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade

Fotos: Haruo Mikami/ Divulgação

Escritório: Tatiana Lopes Arquitetura e Interiores 

Curadoria: Daniella Rauber

Área: 125m²

Local: Asa Sul, Brasília

Ano: 2020

Uma reforma que integrasse os ambientes de um apartamento e o tornasse perfeito para a aposentadoria. Essas eram as premissas do cliente para este projeto na Asa Sul de Brasília assinado pela arquiteta Tatiana Lopes.

“Conhecedor da própria morada, ele queria que ela refletisse seu o atual momento de vida, e já tinha alguns desejos bem amadurecidos. O principal deles era trocar as janelas para modelos redutores de som, pois o apartamento se encontra de frente a uma grande avenida. Por conta disso, substituímos por janelas em PVC. O processo do projeto foi muito agradável, pois a sintonia entre nós e o cliente se deu de maneira leve e prazerosa.”

E o morador fez questão que a cozinha fosse uma das grandes protagonistas da residência.

“Amante da cozinha, ele pediu um ambiente que integrasse esse cômodo à parte social da residência. Eis que após algumas demolições, um apartamento de três quartos virou um apartamento de quarto único e grande área social. O primeiro quarto deu lugar à sala de televisão e o segundo quarto deu lugar ao escritório, com closet integrado ao último quarto de dormir.”

Vale ressaltar que o projeto foi pensado para que o investimento fosse mínimo.

“O maior desafio foi adequar algumas intervenções ao investimento disponível, mas logo resolvemos através de substituições de material que não interferissem no conceito de projeto.”

Além disso, uma solução inteligente em específico para o aproveitamento de espaços destaca-se.

“É muito comum encontrarmos residências com banheiros inutilizados, o que acaba sendo um espaço morto e que gera manutenção. A sacada muito bacana que tivemos aqui foi transformar o banheiro de serviço em despensa, permitindo que o morador possa guardar alimentos e utensílios num cômodo protegido, e ainda fornecendo mais espaço livre para a cozinha, que necessita de uma quantidade menor de armários.”

Fotos: Haruo Mikami/ Divulgação

Profissional:

Deixar um comentário

Ir ao Topo