06 2023

Apartamento funcional e integrado

23 jun, 2023 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade

Fotos: Carolina Lacaz / Divulgação

Escritório: Ana Luisa Lima

Área: 82m²

Local: Vila Madalena, São Paulo

Ano: 2021

Um apartamento funcional, com ambientes integrados e conforto como foco maior. Este é o projeto assinado pela arquiteta e decoradora de interiores Ana Luisa Lima para uma jovem que passa alguns meses do ano do Brasil e gostaria de se sentir acolhida ao voltar para casa.

“O apartamento foi comprado ainda na planta e a escolha pelo segundo quarto aberto, onde fizemos o home office, já havia sido feita na personalização com a construtora. Não tivemos mudanças estruturais no projeto de arquitetura, optamos por soluções criativas em marcenaria para atender algumas demandas extras. A cliente  gosta muito de receber amigos e permitir que se sintam à vontade, por isso um sofá mais profundo e aconchegante, tapete gostoso, bons assentos na sala de jantar, rede no terraço e um sofá de futons no home office, que abre e vira cama para receber visitas.”

Um dos grandes desafios do projeto funcional foi atender a todos os desejos e gostos estéticos da cliente criando um conceito único, já que, ao mesmo tempo, o escritório também era responsável pelo projeto da irmã gêmea dela em outro apartamento no mesmo prédio.

“Elas têm gostos muito similares e, mesmo combinando que não compartilhariam ideias até que as principais escolhas dos dois apartamentos estivessem feitas, curiosamente por vezes chegavam até mim com referências e pedidos idênticos. Ainda assim, conseguimos criar duas atmosferas totalmente distintas e que refletem muito o estilo de cada uma. Infelizmente ainda não fizemos o registro desse segundo apartamento, pois adoraria apresentá-los juntos.”

Por fim, a arquiteta ainda revela as dificuldades de fazer o acompanhamento do projeto e da obra em plena pandemia, entre os anos de 2020 e 2021.

“Além disso, pessoalmente e profissionalmente o maior desafio com certeza foi fazer o acompanhamento de um projeto e obra guiados e restritos pelas dificuldades da época mais complicada da pandemia, entre 2020 e 2021. A todo momento nos víamos precisando criar alternativas e tomar novas decisões, equilibrando necessidades com o máximo de segurança e cuidado possível.”