Apartamento com pilares de concreto, tijolos aparentes e rack em madeira

Home  /  Projetos  / Apartamento com pilares de concreto, tijolos aparentes e rack em madeira
01 2022

Apartamento com pilares de concreto, tijolos aparentes e rack em madeira

17 jan, 2022 | Apartamentos, De 50 a 100 m2, De 100 a 200 m2, Cidade

Fotos: Mariana Orsi/ Divulgação

Escritório: Oliva Arquitetura

Área: 100m²

Local: Perdizes, São Paulo

Ano: 2020

Um apartamento com pilares de concreto, tijolos aparentes e rack em madeira. Esse foi o resultado da empreitada das arquitetas do escritório Oliva Arquitetura para este projeto moderno com pontos retrôs localizado no bairro de Perdizes, São Paulo.

“Um dos principais desejos dos clientes era resgatar a história desta construção. Por isso, recuperamos a fachada de cobogó, que estava escondida por uma parede da cozinha, deixamos pilares aparentes em concreto e contamos com o efeito visual das paredes por meio dos tijolinhos originais da edificação.”

Das características originais do apartamento, destaca-se também a planta.

“Por se tratar de um empreendimento antigo, os cômodos eram bem compartimentados. Por isso, para alcançar a fluidez e atender a tendência atual de integração dos espaços, precisamos demolir um dos três dormitórios de forma a expandir a área que agora é a sala de estar, TV, cozinha e jantar. Aumentamos também a área de serviço que, além das funções da lavanderia, também comporta o Oscar, o mascote e verdadeiro dono da casa.”

Além disso, outras modificações foram pensadas para otimizar os espaços comuns.

“Para transformar totalmente a cozinha e torná-la parte do living, invertemos a posição original da bancada e remodelamos toda a área molhada, criando este efeito visual de caixa. Dentro da marcenaria branca há uma lava-louças, filtro de água e micro-ondas ‘escondidos’. Para mimetizar a geladeira, apostamos no preto para o revestimento da marcenaria e a pintura da parede que recebe o eletrodoméstico.”

Vale pontuar também o projeto feito para os quartos e áreas íntimas.

“No que se refere aos quartos, a suíte extra foi mantida como quarto de hóspedes para acolher a família de Tom, um dos moradores, que é australiana. A suíte principal ganhou mais espaço e agora conta com closet e home office. No que diz respeito aos materiais, os tijolinhos aparentes aparecem novamente, dessa vez em sua cor original. Para tanto, as paredes foram descascadas e tiveram um tratamento para que ficassem adequadas para o ambiente. Suprindo uma demanda que se tornou ainda mais necessária com a pandemia, o cantinho do home office recebeu os mesmos acabamentos em azul, branco e madeira, em um alinhamento perfeito com o restante do apartamento.”

Fotos: Mariana Orsi/ Divulgação

Profissional:

Deixar um comentário

Ir ao Topo