05 2023

Apartamento com jeito de casa

04 maio, 2023 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade

Fotos: Tiago Morena – Sambacine / Divulgação

Escritório: Castro Cyon Arquitetas

Área: 130m²

Local: Leblon, Rio de Janeiro

Ano: 2022

No primeiro andar de um edifício baixo dos anos 50 no bairro do Leblon, Rio de Janeiro, fica este apartamento de aproximadamente 130m², com pé direito alto, piso original em taco de peroba do campo, venezianas de madeira pintadas de azul e vista para as copas das árvores. O projeto é assinado pelo escritório Castro Cyon Arquitetas.

“À pedido do cliente, a premissa básica dessa reforma foi a manutenção das características originais do apartamento e a maior integração possível da sala com a área da cozinha, para que esta também se tornasse um ambiente de estar e convivência. Como é comum em apartamentos antigos, algumas surpresas em relação à estrutura do edifício quase sempre aparecem. Nosso principal desafio foi garantir um amplo espaço de estar com abertura completa da cozinha respeitando as interferências da estrutura que apareceram durante a obra.”

A principal referência das arquitetas foi deixar o apartamento com jeitinho de casa, o que combina perfeitamente com a vista linda das copas da árvore do primeiro andar.

“Nosso principal desejo, que foi chave para nosso cliente na hora da aprovação do projeto, foi que o apartamento tivesse ‘jeito de casa’. Por isso escolhemos materiais que compõem os espaços de forma simples e despretensiosa. Para o piso da cozinha e dos banheiros utilizamos ladrilho hidráulico, as bancadas da cozinha foram executadas em cimento queimado (microcimento) e nas paredes utilizamos pastilhas cerâmicas.”

As arquitetas comentam ainda sobre o desejo de manter as característica originais do projeto sempre que possível. No entanto, alguns desafios exigiram soluções inteligentes. Além disso, um pedido mais do que especial do cliente foi atendido:

“Nos quartos e circulação íntima onde o piso original em madeira não pôde ser mantido, optamos por usar o mesmo revestimento monolítico das bancadas da cozinha. No momento da execução desse novo piso monolítico, nosso cliente fez um pedido inusitado e muito bacana. Pediu para que no ato da aplicação seu filhos de oito e cinco anos gravassem suas mãozinhas na massa ainda molhada. O resultado foi uma marca do tempo e do carinho que irão habitar esse espaço. Super comovente!”

Por fim, as profissionais comentam ainda como foi desenvolver o projeto em relação à área em que se encontra e como gostariam que o resultado final ficasse.

“Por se tratar de um apartamento no 1º andar e numa região muito arborizada, temos vista das copas das árvores em todas as fachadas. Ao longo das janelas da antiga varanda que já havia sido incorporada ao espaço da sala, propusemos uma faixa de ladrilho hidráulico marcando esse antigo uso. Para o cliente, era importante resgatar a sensação da antiga varanda junto à fachada da rua principal. Com as intervenções da reforma, o resultado foi um espaço que faz a transição entre o verde que se vê através das janelas e o verde interno que irá ocupar esse espaço, reforçando a característica original e principal do projeto: um apartamento com jeito de casa.”