Aconchego Na Cidade

Home  /  Projetos  / Aconchego Na Cidade
Aconchego Na Cidade 2016-12-02T10:50:43+00:00
08 2016

Aconchego Na Cidade

02 ago, 2016 |

Project Description

aconchego na cidade01

A proposta para este apartamento de 79m², localizado na Pompéia, era criar ambientes agradáveis e que refletissem muito aconchego, algo que trouxesse para a cidade a mesma qualidade de vida que encontramos nas cidades do interior. O projeto foi desenvolvido pelo escritório Engeart Arquitetura, para a própria arquiteta Mariana Mesquita.

Com exceção das paredes de tijolos aparente, em todas as demais, a arquiteta explorou o uso do cinza como cor principal e harmoniosamente as preencheu com quadros de gravuras trazidas de viagens e com fotografias pessoais. O móvel do home theater e a mesa de centro onde hoje estão expostos objetos colecionáveis e livros de arte foram trazidos das casas de sua bisavó e de sua tia-avó – uma feliz homenagem a elas que sempre estiveram presentes em sua vida, já as banquetas em tecido xadrez laranja foram feitas sob medida com design inspirado nos anos 50. O piso de cor similar ao concreto claro, contrasta com as paredes e confere modernidade ao ambiente.

aconchego na cidade02 aconchego na cidade03 aconchego na cidade09 aconchego na cidade10

Ainda na sala, o sofá que também obedece a mesma paleta de cores, é o cantinho preferido da Dakota, uma cachorra sem raça definida que foi resgatada das ruas e hoje é a própria dona da casa! O quadro que compõe a cena foi feito pela artista plástica Maí Amato e é um dos itens queridinhos da casa.

Um mini bar ao lado do sofá está elegantemente montado em uma daquelas peças encontradas em momentos de garimpagem. A mãe da arquiteta, que tem olho clínico para objetos carregados de histórias, arrematou a mesa feita em ferro fundido de um antigo restaurante italiano que fechava suas portas há alguns anos atrás. Ganhou vida plena no novo apartamento! 

aconchego na cidade13 aconchego na cidade14 aconchego na cidade15

Outro mobiliário rico em memória é a cristaleira em madeira maciça desenhado a quatro mãos, pela própria arquiteta e por sua mãe, e executado por uma marcenaria em Mococa, sua cidade natal. Sobre ele ganha destaque um desejado ventilador verde, ainda em funcionamento, herança da sua avó paterna.

 A cozinha e a sala de jantar se integram a partir do balcão de granito preto absoluto formando um excelente espaço para cozinhar junto aos amigos e de integração social nos dias de recepção. A madeira é o elemento chave dessa composição e foi muito bem escolhida para compor esses ambientes, ganham destaque na mesa de jantar as quatro cadeiras de ripa, peças dos anos 50 e que também são herança de família.

Por fim, um outro ambiente que reúne charme é o lavabo. A parede principal recebeu em sua totalidade pastilhas de vidros multicoloridas e no rodapé, balizadores conferem mais intimidade ao espaço. Sobre a pia de mármore branco uma preciosa bandeja de prata, legado da avó.

aconchego na cidade05

aconchego na cidade07

Fotos: Gisele Rampazzo

aconchego na cidade12 aconchego na cidade17 aconchego na cidade16 Projetos-cadastre-se

Gisele Rampazzo

Profissional: