Fotos: Acervo pessoal Flávia Moura/ Divulgação

Na Fazenda Rochedo da Serra, em Itacaré, Bahia, Flávia e Claudio Moura Costa idealizaram a casa dos sonhos e com a ajuda da engenheira Paola Maroche realizaram. O casal tinha como ideal não derrubar nenhuma árvore, preservando a natureza local.

O destaque fica por conta das varandas que permitem uma integração perfeita com a natureza, envolvendo todo o ambiente em um clima de paz e serenidade.

Os cômodos da casa principal incluem uma sala, cozinha, duas suítes e varandas frontal e posterior, conectadas por uma varanda lateral. Além disso, uma casinha próxima foi reformada, resultando em mais uma suíte.

Aperte o PLAY para ver o vídeo completo!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Quanto às mudanças arquitetônicas, na casa principal, houve a modificação da disposição dos cômodos, da fachada e a ampliação da casa, preservando apenas a fundação e três paredes externas da estrutura original. Na casa anexa, restaram apenas a fundação e as paredes externas, com a demolição das paredes internas e do telhado.

A inspiração para o projeto veio das antigas casas sede das fazendas de cacau, buscando funcionalidade e simplicidade, mantendo o charme e o aconchego das memórias de infância dos moradores.

Os principais pontos e destaques do projeto estão relacionados à proposta de criar uma “casa na roça”, representando uma fuga da agitação da cidade para uma vida mais calma, simples e despreocupada. A casa reflete esse modo de vida com sua simplicidade, funcionalidade, conforto e aconchego, destacando a integração com a natureza.

O projeto é classificado como uma casa rústica e rural, situada na Mata Atlântica. Elementos naturais como madeira, ferro, pedra, cerâmica, fibras naturais renováveis e objetos antigos da família e garimpos vintage foram privilegiados, criando um ambiente onde a imperfeição é considerada perfeita.