Se você me segue no Instagram, deve ter acompanhado a visita recente que fiz ao Showroom da Momy. A marca oferece puffs, cestos e almofadas, mas se destaca principalmente por seus tapetes laváveis, produto raro aqui no Brasil. Não à toa, a Momy distribui tapetes laváveis das marcas espanholas Lorena Canals Rugs e Woolable by Lorena Canals, sendo a distribuidora exclusiva da Lorena Canals no Brasil.

Uma das principais missões da Momy como marca é oferecer produtos práticos e sustentáveis, e uma coleção em específico da linha atual se destaca no que diz respeito a esses quesitos: Sheep Of the World.

A coleção faz parte da linha Woolable by Lorena Canals e é inspirada na beleza da lã natural proveniente das ovelhas de várias partes do mundo como Oriente Médio, Tunísia, Pérsia, Rússia e Nova Zelândia. Nesses países o pastoreio de ovelhas é uma tradição milenar, existindo mais de 1.300 espécies no mundo todo com os mais variados tons de lã brancos, marrons,pretos, beges e cinzas.

Assim, a coleção Sheep Of the World busca justamente explorar essa variedade, e o resultado são tapetes com designs muito bem resolvidos que buscam realçar os tons naturais das lãs ao invés de disfarçá-los.

Outro fator importante é a questão da limpeza. Afinal, tanto a linha Woolable quanto a Sheep Of the World são constituídas apenas por produtos laváveis. Vale ressaltar que a Momy é a primeira marca a trazer a inovação para o mercado.

Além disso, cada um dos tapetes é feito à mão por artesãos que utilizam as fibras da lã natural. Algumas colorações são utilizadas para realçar as cores já existentes dos tapetes, mas todos os corantes são naturais e não poluentes, gerando nenhum impacto ambiental.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Momy e a ideia da coleção Sheep Of the World, vou te mostrar cada um dos modelos de tapete deste lançamento. Vamos lá?

Este modelo é redondo e feito em lã branca macia e não tingida proveniente de ovelhas do Oriente Médio e da Nova Zelândia. O tapete Artic está disponível em um único tamanho e cor, e seu design é delineado em anéis concêntricos que vão aumentando o comprimento dos pelos do centro até chegar a uma pelúcia de 5 cm nas bordas. Todo esse conceito foi pensado para criar uma elegante superfície texturizada.

Dunes

As alturas de pelo variam neste modelo para remeter as paisagens ondulantes. Disponível em duas cores e dois tamanhos diferentes, o tapete Dunes é composto pela lã de ovelhas brancas do Oriente Médio e ovelhas cinzas da Rússia, ambas misturadas com 20% de lã de alta qualidade da Nova Zelândia.

Steppe

Com o maior número de opções da coleção, o tapete Steppe está disponível em cinco tamanhos e quatro cores diferentes, podendo ser inserido em diferentes espaços. Sua lã é de pelo curto, com tiras de baixo relevo que formam uma textura sutil. As bordas são finalizadas com uma tira de lona de algodão e franjas desfiadas que criam contraste. Além disso, a lã do tapete não é tingida, e deve seus tons naturais a ovelhas de várias origens do mundo, como Oriente Médio, Tunísia, Pérsia e Rússia.

Woolly

Este modelo tem como principal inspiração a forma da pele da ovelha, pois imita a silhueta do couro cru. Ele é feito em pelo longo de lã tufada sobre base de lona de algodão, e está disponível em três cores naturais de ovelhas de diferentes origens do Oriente Médio, Tunísia e Rússia.

Tundra

Confeccionado com lã de dois centímetros, o tapete Tundra apresenta uma faixa em alto relevo de lã felpuda que emerge na superfície acrescentando textura à suavidade de lã natural. O modelo é feito em três tamanhos diferentes e em lã proveniente do Oriente Médio, Tunísia e Rússia. Também há um novo tamanho extragrande que pode ser inserido em espaços maiores, como salas de estar mais extensas.