Foto: Como Un Tronco / Reprodução

Confesso que com a correria do dia a dia, cada vez tenho me esforçado mais para conseguir ter boas noites de sono. Quem dera tivesse 48 horas no meu dia para realizar todos os compromissos e ainda dormir muito rss. Mas pensando nesse tempo de descanso, às vezes menor do que eu gostaria, foco em otimizá-lo ao máximo. Por isso, além de criar hábitos que auxiliam para uma boa noite de sono, como não tomar café de noite, fazer exercício físico e me manter longe das telas pelo menos 1 hora antes de deitar, também pensei, junto com o Célio, a decoração do nosso quarto de modo que nos auxilie nessa missão, ao invés de atrapalhar. 

Afinal, se o nosso entorno afeta diretamente no que sentimos, com certeza você não vai querer um quarto caótico que te transmita sensação de stress e desconforto, certo? Então se você sofre de insônia ou sente que poderia aproveitar melhor suas horas de sono, talvez seja a hora de repensar o cômodo e sua decoração para transformá-lo em um aliado para o seu relaxamento. Confira a seguir alguns fatores que podem ser o pontapé inicial para criar – ou recriar – um espaço de descanso agradável:

  • Cores

Segundo a designer de interiores Ana Claudia Camargo, “Tudo depende do temperamento e rotina de cada pessoa, mas no geral, as cores mais neutras, como branco e bege, fazem com que se mantenha maior tranquilidade, enquanto tons quentes e intensos como vermelho tendem a provocar estresse e agitação.”

Assim, partindo do pressuposto que o nosso quarto é o canto de relaxamento da casa, busque tons amenos e tranquilizadores, como branco, verde, azul e fuja de cores que remetem à força e impacto, como vermelho, preto e tons mais estimulantes.

  • Iluminação 

A forma como é pensada a iluminação é essencial para determinar quão agradável será o quarto. O ideal é ter mais de uma fonte de luz, tornando possível criar uma atmosfera tranquila e amena momentos antes de deitar. Dessa forma, a transição não será brusca, mas sim em camadas, e te dará controle sobre o nível de luminosidade do ambiente, preparando seu cérebro para o descanso.

Uma boa alternativa nesses casos é contar com spots, abajures, pendentes ou luminárias, e lembre-se de dar preferência para luzes amarelas, que dão maior sensação de aconchego do que as luzes brancas de LED.

  • Silêncio

Não adianta nada repensar toda a decoração do quarto para uma boa noite de sono se na hora de deitar você ainda estiver incomodado com os barulhos de dentro e fora do ambiente, né? Por isso, comece o ritual de se deitar desligando celulares, televisão, rádio, ou até o ar condicionado, no caso dos barulhentos.

Se o problema for os ruídos da rua, talvez uma boa opção seja adotar esquadrias com tecnologia que elimina barulhos externos do ambiente. Hoje em dia há diversas opções no mercado ótimas para solucionar esse problema.

  • Materiais

Um material de fácil manutenção no piso, por exemplo, pode fazer a diferença para quem sofre com rinite. O piso vinílico é uma ótima opção, pois não acumula muita poeira. E lembre-se de não acumular coisas debaixo da cama, pois isso faz com que apareça mais sujeira.

Para o material da cama, é importante ter em mente que optar por ferro, por exemplo, pode resultar em barulhos de rangido a cada movimento do corpo e temperaturas mais baixas. Nesses casos, a madeira é uma opção melhor, “aquecendo” o cômodo, o tornando mais receptivo, e também absorvendo mais calor para seu conforto. Além disso, travesseiros, lençóis e um colchão com tecidos confortáveis podem transformar sua noite, então escolha bem!

Fotos: Pexels/ Reprodução

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉