ROSETAS NO TETO



A gente sempre fala que a iluminação é um dos elementos mais importantes de um projeto de decoração. É ela que vai criar a atmosfera do lugar, se é mais intimista, se é mais objetiva… Mas existe um pequeno detalhe que também fica no teto e que pode causar um grande impacto: as rosetas de gesso. Antigamente elas estavam presentes na maioria das casas, arrematando o ponto de luz com suas formas que imitam flores estilizadas. Mas a origem desse elemento arquitetônico é bem mais distante do que a gente pensa. Elas surgiram na Mesopotâmia, depois foram usadas na Grécia Antiga e também na Ásia Central, entre muitos outros lugares e épocas.

Apesar de as rosetas terem sido difundidas no mundo contemporâneo como um complemento das molduras de teto, o gesso na verdade é só mais uma das matérias-primas que podem servir para a fabricação dessas peças. Elas também podem ser esculpidas em madeira ou mesmo feitas de poliestireno – nas versões mais modernas, pois são leves e baratas.

Hoje em dia, o legal é usar as rosetas em um projeto bem descolado, criando um contraste entre estilos. Ou quem sabe pintar o teto (e elas também), com uma cor inesperada, como o cinza. Ah, e ainda tem gente que aplica as peças na parede, formando uma textura surpreendente. Mas independente da sua preferência, vale apostar nesse detalhe para deixar a decoração ainda mais bacana.r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r

Fotos via Pinterest | Casa Vogue | NY Times | The Designer Pad

2014-01-28T13:45:00-03:00 Categorias: Ambientes, Salas|

3 Comentários

  1. Marta junho 12, 2017 em 4:36 pm - Responder

    Boa tarde.
    Você sabe onde consigo encontrar para compra essa roseta redonda?
    Só acho pequena queria uma grande de uns 90 cm de diâmetro.
    Obrigada

  2. eduarda dezembro 17, 2018 em 11:17 am - Responder

    Boa tarde.
    Você sabe onde consigo encontrar para compra essa roseta redonda?

    Obrigada

    • Casa de Valentina dezembro 17, 2018 em 3:39 pm - Responder

      Olá,
      Você encontra em lojas de de decoração e materiais de construção 🙂

Deixar Um Comentário