Fotos: Maíra Acayaba/ Divulgação

A casa em Pinheiros, São Paulo, pertence à terceira geração de uma mesma família, e foi reformada para receber os novos moradores, um jovem casal e seu cachorro. Os espaços, exageradamente compartimentados, com pouca iluminação e pé-direito baixo, não atendiam às expectativas. Para adaptar a casa ao morar contemporâneo, o Estúdio BRA demoliu a estrutura antiga e mantendo apenas as alvenarias lindeiras ao lote, feitas de tijolo maciço e com função estrutural.

Após a demolição, ocuparam o lote urbano de 4×24 metros com o novo programa, dividido em três níveis: térreo, superior e cobertura jardim. No térreo, a organização espacial é clara, com diálogo entre a cozinha, sala de estar, jardim e escritório, sem fechamentos verticais. O percurso começa no recuo frontal com o paisagismo com espécies nativas da mata atlântica. O acesso ao sobrado é feito por uma porta pivotante e um caixilho de correr, que, quando abertos por completo, estendem a área social.

Aperte o PLAY para ver o vídeo completo!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

A mesa de jantar, junto à ilha de cocção em mármore, organiza a cozinha, enquanto a circulação até a área de estar é do outro lado. A cozinha tem móveis desenhados em marcenaria pelos arquitetos, piso em ladrilho hidráulico e bancada em pedra, ocupando 3,60 x 5,15m junto à sala de estar, onde a estrutura fica aparente com pilares metálicos, vigas metálicas, lajes painel, tijolos maciços e uma estante em chapas metálicas desenhada pelo Estúdio BRA.

O jardim central, entre o estar e a churrasqueira, foi presenteado com uma Jabuticabeira adulta, transplantada na fase final da obra, contribuindo com o conforto térmico. Na parte final do lote, o escritório e o lavabo se dividem abaixo da laje de cobertura, que abriga árvores frutíferas de porte médio.

O acesso ao pavimento superior é feito por uma escada executada em estrutura mista em dois lances que não se tocam, o primeiro em concreto armado polido e os demais em chapa metálica dobrada. O pavimento superior se divide entre duas suítes. A escada metálica se estende até a cobertura, acessada a partir de uma escotilha automatizada.

A nova estrutura, somada ao piso elevado para a passagem da infraestrutura, possibilitou a instalação de um gramado com jardim e horta no mesmo nível do deck em madeira. A lavanderia e os equipamentos de infraestrutura são resolvidos em um volume que pode ser aberto ou fechado por portas metálicas perfuradas do tipo camarão.