Fotos: Favaro JR / Divulgação

Localizada em Monte Santo de Minas, Minas Gerais, a fazenda cafeeira de 1895 passou por uma reforma assinada pelo escritório Milão Arquitetos para atender às necessidades dos proprietários. Todas as edificações da fazenda foram meticulosamente planejadas e ajustadas respeitando a história por trás das construções. Ao mesmo tempo, introduz-se uma atmosfera contemporânea através da combinação de materiais com diferentes texturas, como madeira, pedra, além da introdução de cores nas paredes e decorações.

Aperte o PLAY para ver o vídeo completo!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

O casarão, também conhecido como casa sede, possui uma área de 435m². O espaço compreende um hall de distribuição, biblioteca, uma ampla sala de jantar, quatro suítes, cozinha, lavabo e, no pavimento inferior, um porão que será transformado em um living com adega e área de entretenimento, incluindo um quarto adicional para hóspedes.

O andar superior do casarão é revestido inteiramente com assoalho de madeira, substituído por uma madeira da época, enquanto o hall de entrada mantém a madeira original. Os banheiros apresentam pisos em mármore crema Brasilis combinados com cerâmica branca nas paredes, proporcionando um toque elegante.

A cozinha, hall de serviços e lavabo são revestidos em ladrilho hidráulico. Para evocar o charme das antigas cozinhas de fazenda, foram utilizadas cerâmicas Antigua pintadas à mão. O piso da varanda de entrada foi especialmente encomendado, inspirado no modelo original da época. Todos os batentes originais foram preservados, e portas e janelas foram reconstruídas de acordo com o modelo original. Muitos dos móveis são originais do casarão e foram restaurados, enquanto outros foram cuidadosamente garimpados.