Fotos de Alessando Guimarães

Se for lançado um troféu para “Arquitetura  Integração com a Natureza” essa casa de praia em Maresias com certeza levará a medalha de ouro. Isso porque o projeto nasceu a partir da existência de uma exuberante mangueira praticamente no centro do terreno. Para mantê-la e dar-lhe o merecido destaque foram construídos dois volumes para abraçar essa dádiva da natureza.

Os proprietários são um jovem casal e sua filha, todos apaixonados por sol e mar e muito ligados à natureza. A arquiteta Vanessa Féres criou uma atmosfera descontraída, integrando as áreas internas e externas, de modo que  o entorno paisagístico passou a fazer parte da residência. Uma varanda coberta é o espaço principal de convivência, entretanto os ambientes íntimos da casa possuem a necessária privacidade.

vanessa feres 8 vanessa feres 2 vanessa feres 3 vanessa feres 4 vanessa feres 9

A presença maciça de madeira como principal material de acabamento deu uma aparência bem praiana  à casa, sendo que juntamente com a ampla utilização de vidro a construção ficou totalmente integrada à paisagem. O terreno tem 1.790m2 e a casa contempla quase 400m2.

 O PROJETO TEVE O MÉRITO DE NÃO DERRUBAR UMA ÁRVORE SEQUER.

Na área de lazer foi construída uma piscina revestida de pastilhas e piso em deque, assim como uma churrasqueira. Um toque sui generis foi o fato de que o próprio cliente elaborou o paisagismo, em função de sua ligação com o local e entendimento das plantas nativas que melhor se adaptam à região. E deu super certo, porque vira e mexe aparecem por lá convidados especiais como tucanos e macacos.

vanessa feres 5 vanessa feres 6 vanessa feres 7

Fotos de Alessandro Guimarães

Projetos-cadastre-se

Alessandro Guimarães