QUARTO MONTESSORIANO EM CINCO PASSOS



 

Você consegue imaginar um quartinho infantil sem o berço? Pode parecer estranho, ou até mesmo perigoso, mas para os adeptos da decoração montessoriana, a substituição do móvel por um colchão no chão é apenas um dos passos para a criação de um ambiente totalmente voltado ao desenvolvimento da criança. E é claro que essa escolha inovadora nada tem de arbitrária! Ela segue os princípios do método montessoriano de ensino, desenvolvido no início do século passado pela médica e educadora italiana Maria Montessori.

 

Esse modelo pedagógico prioriza a busca direta e pessoal do aprendizado, estimulando as atividades motoras e sensoriais e incentivando a liberdade dos pequenos – Já deu para entender porque o berço saiu de cena, né? São tantas as maneiras de incorporar os conceitos montessorianos na decoração que decidimos te dar uma mãozinha com os nossos cinco passos básicos. Vamos lá?

 

Decoração de: Quarto de criança; espelho de acrílico; Casa de Valentina

 

DECORAÇÃO

O layout do quarto deve ser definido de acordo com o ponto de vista da criança, ou seja, todos os móveis e objetos precisam ser proporcionais ao seu tamanho. A decoração deve ter apenas o essencial para estimular a concentração e criar um clima acolhedor e tranquilo. Por isso ela costuma seguir um estilo mais minimalista, com poucos brinquedos que vão sendo trocados de tempos em tempos, em um esquema de rodízio. Quer pendurar acessórios e quadros na parede? Não tem problema, contanto que eles estejam à altura do olhar do seu filho.

 

Decoração de: colcha patchwork; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; escrivaninha infantil; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; cadeira infantil; Casa de Valentina

 

CAMA BAIXA

O método montessoriano vê o berço como uma barreira para o aprendizado do bebê, que fica confinado e oprimido entre as suas grades. Como a ideia é deixa-lo livre para explorar os espaços ao seu redor, um colchão no chão, que mais tarde pode ser substituído por uma caminha baixa, é a solução mais adequada. Ahhh, e vale deixar o cantinho mais seguro e confortável usando almofadas e tapetes.

 

Decoração de: Quarto de criança; papel de parede geométtrico; Casa de ValentinaDecoração de: Quarto de criança; papel de parede poá; Casa de ValentinaDecoração de: Quarto de criança; cama no chão; Casa de Valentina

 

LIBERDADE COM SEGURANÇA

Todos os objetos devem estar ao alcance da criança, por isso, priorize as estantes baixas e os cestos organizadores. Até o armário com as roupinhas dele deve ser mais baixo, para que ele possa escolher o que deseja vestir. Também é importante manter um espaço livre para que a circulação do pequeno pelo cômodo não seja prejudicada. Mas tanta liberdade não significa menos segurança, viu? Objetos pontiagudos, quinas, escadas, brinquedos muito pequenos e peças de vidro estão proibidos! Ahh, e não se esqueça de cobrir as tomada!

 

Decoração de: Detalhes; arara de roupas; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; tapete verde e branco; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; brinquedoteca; Casa de Valentina

 

ORGANIZAÇÃO

À medida que o bebê for crescendo ele pode começar a ajudar os pais na arrumação do quarto. Essa é uma maneira de incentivar a sua autonomia, pois ele vai aprender onde estão todos os seus brinquedos e objetos favoritos, busca-los sozinho e depois guarda-los no lugar.

 

Decoração de: Detalhes; estante de casinha; Casa de Valentina Decoração de: Detalhes; tapete listrado; Casa de Valentina

 

ELEMENTOS

Alguns elementos têm uma importância maior em um quarto montessoriano. É o caso dos espelhos, das barras e dos móbiles. O espelho serve para que a criança comece a se conhecer, reconhecendo o seu reflexo e entendendo que ela é uma pessoa distinta da mãe. Mas atenção! O espelho tem que ser de acrílico e deve ficar muito bem fixado na parede para garantir a segurança dos pequenos. As barras, como aquelas de balé, também são instaladas na parede e servem para estimular a criança a se levantar. Já os móbiles coloridos são ótimos estímulos para os bebês novinhos.

 

Decoração de: Quarto de criança; espelho; Casa de ValentinaDecoração de: espelho horizontal; Casa de Valentina

Pinterest

2015-02-05T14:36:00-03:00 Categorias: Ambientes, Quartos de crianças|

2 Comentários

  1. Sheila Nalini de Oliveira fevereiro 5, 2018 em 8:52 am - Responder

    Muito interessante. Cada vez mais devemis estar ligados ao desenvolvimento saudável dos nossos pequenos representantes do futuro.

Deixar Um Comentário