PUDIM FORMIGUEIRO



A receita de hoje é superprática, daquelas que nem sujam a cozinha… Adoro! Sem contar que ela fica pronta em apenas 10 minutinhos – o resto o forno faz por você 😉 

Aposto que você já experimentou um – ou vários pedaço, rsss – do tradicional bolo formigueiro, né? Sabe aquele com massa de baunilha e recheado de granulado? Ele é o puro sabor de infância, hummm… Bom, imagina então um pudim formigueiro?! A chef Bia Diniz testou, adorou o resultado e compartilha com a gente agora o passo a passo completinho: 

Ingredientes: 

1 caixinha de leite condensado sem lactose, ou a normal se você não tiver intolerância. 

1 e ½ medida da caixinha de leite sem lactose.

3 ovos 

1 fava de baunilha ou 1 colher de café de essência de baunilha 

50 g de split de chocolate.  

Calda: 

3 colheres de sopa de açúcar.

1 e ½ colher de sopa de água. 

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture o leite condensado, leite, ovo e sementinhas de baunilha, com a ajuda de um fouet. Deixe o creme líquido bem homogêneo. Separe que já vamos usá-lo. 

Coloque o açúcar e a água em uma panela, misture bem antes de levar ao fogo, deixe ferver e virar um caramelo – não precisa ficar mexendo, quando atingir a cor caramelo claro, apague o fogo e despeje esse caramelo na forma de pudim. 

Jogue uma parte do split de chocolate por cima do caramelo e depois despeje o creme que batemos anteriormente, e por último jogue o restante dos splits de chocolate. 

Coloque a forma de pudim em banho-maria e leve ao forno 160ºC por 1 hora ou faça o truque do palito: espete um palito e se ele sair limpinho é porque o doce está pronto. 

Leve à geladeira e espere esfriar para desenformar.

Depois, é só saborear essa sobremesa deliciosa!

Gostou da receita? Tente fazer em casa e nos conte a sua experiência 😉

Veja mais receitas da Bia aqui: TORTA SUSPIRO DE AMORA, COCADA DE FORNO COM COULIS DE MARACUJÁ e BOLO CROCANTE DE NOZES.

Bia Diniz

2015-11-06T12:30:00-03:00 Categories: Receitas, Doces|

Deixar Um Comentário