Foto: Renato Navarro / Projeto: Maurício Karam / Divulgação

Poltronas são itens essenciais para incrementar um ambiente e tenho certeza que ao menos uma vez, um destes modelos ganhou seu coração.

Para entender, precisamos voltar um pouquinho no tempo e conhecer a característica de cada modelo inspirado em um rei de sua época. E neste post, destacaremos em específico três estilos de poltronas: Luís XIV, Luís XV e Luís XVI.

Luís XIV

O estilo surgiu com a imposição do rei Luís XIV e assim, o móvel deveria ter a mesma influência autoritária. A poltrona apresenta luxo, proporção ampla além de simetria. Sua altura normalmente não passa de 45cm e seu encosto é alto, estofado e curvo para trás, já seus braços não possuem estofado e permanecem na madeira apoiados nas pernas dianteiras da poltrona. Ah, a madeira utilizada geralmente é nogueira e seu acabamento natural ou dourado.

Ilustração: French Furniture Under Louis XIV / Divulgação

Luís XV

Neste período, o estilo entra no seu auge e com ela surgem novas características nas poltronas, como por exemplo: tornam-se leves, encostos mais baixos, braços curvos, as pernas entalhadas com figuras de folhas são desenvolvidas com mais facilidades e se apresentam na parte superior de um cubo. Outros ornamentos podem ser encontrados, como: flores estilizadas, temas orientais, exóticos, caça, música, amor, conchas recortadas e outros.

Ilustração: Illustrated History of Furniture, From the Earliest to the Present Time from 1893 / Divulgação

Luís XVI

Neste modelo, seu encosto estofado possui diversas formas, podendo ser: redondo, quadrado, retangular, em medalhão, entre outros. Um cubo de madeira entalhado é colocado ressaltando a região em que as pernas se unem ao assento. Um ponto marcante e que distingue das demais são suas pernas posteriores inclinadas para trás, enquanto as frontais são retas. Seu assento é quadrado e estofado com detalhe oval à frente, enquanto seu apoio de braço se localiza na vertical das pernas frontais. Aqui, os ornamentos mais marcantes são: rostos de mulheres e crianças, grinaldas de flores, corações, listras estreitas e outros.

Ilustração: Illustrated History of Furniture, From the Earliest to the Present Time from 1893 / Divulgação

É natural que cada vez mais a ostentação de seus reis sobressaia e consequentemente diferencie cada poltrona e sua época. Estas poltronas clássicas que podemos assim chamar, são utilizadas até os dias atuais e você pode conferir algumas ideias! Não esqueça de me contar qual a sua predileta, hein?!

 

Fotos acima: Romulo Fialdini /Divulgação

Foto: Renato Navarro / Projeto: Maurício Karam / Divulgação
Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉