Quando se trata de piso, talvez a forma mais garantida de agradar gregos e troianos seja o taco. Muito utilizado nas casas e apartamentos brasileiros das décadas de 50 e 60, o piso de taco é montado a partir do arranjo geométrico de tábuas de madeira maciça. Os  chamados “taquinhos” podem ser feitos de inúmeros tipos de madeira, portanto suas cores variam entre tons de castanho, bege e cinza, dependendo da madeira escolhida. Uma vez que essa seleção é feita, é necessário decidir qual padrão geométrico guiará a organização das tábuas. Dá uma olhada nos mais comuns:

Com tantas opções de paginação e tons de cor, esse estilo de piso pode ser utilizado perfeitamente em ambientes mais modernos ou mesmo naqueles com atmosfera retrô. Mas vale ressaltar que a sua instalação não é um processo muito barato ou rápido. Para que o piso não corra o risco de rachar, é necessário um contrapiso bem nivelado e uma cola de alta resistência para grudar as tábuas. Por conta desse processo e da madeira maciça, o investimento de tempo e dinheiro para revestir o chão de toda a casa é significativo, mas é importante considerar que a vida útil do piso de taco pode passar de 50 anos, muito mais do que a maioria dos pisos.

Além disso, sua constituição maciça o torna um ótimo isolante térmico e acústico, ajudando a manter a temperatura do ambiente revestido e minimizando os ruídos. Quando os tacos são mais grossos eles duram por um período de tempo maior, podendo ser ainda restaurados quando necessários através do uso de lixa e verniz. Para preservar o piso de taco o máximo de tempo possível, além de colocar protetores nos pés de cadeiras, mesas e poltronas, é importante realizar sua limpeza da maneira correta. Basicamente, o ideal é utilizar um pano úmido com produtos específicos para a limpeza de taco de madeira. E se você estiver precisando de inspiração para imaginar o seu lar revestido por piso de taco, separei mais alguns projetos interessantes abaixo para você dar uma olhada. 

Foto: Reprodução/ Pinterest

Fotos: Parquet Sp/ Reprodução

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉