Quem acredita que viver bem é sinônimo de casa espaçosa ainda não caiu nas graças dos apartamentos compactos e funcionais. Essa tendência própria das grandes metrópoles vem se transformando em uma alternativa interessante para aquelas pessoas que buscam otimizar os espaços limitados de um apê pequeno, sem deixar de lado o conforto e, claro, o design. Para aproveitar cada cantinho sem desperdícios é preciso investir em um bom projeto de decoração que atenda ao desafio com muita criatividade e, principalmente, inteligência.

 

Este modesto estúdio de 40m², localizado em um antigo prédio na Suécia, é a prova real de que morar de forma compacta não se traduz em cômodos apertados e falta de mobilidade. Com uma planta naturalmente integrada e pé-direito alto, o ambiente de paredes e piso brancos consegue passar a tão sonhada sensação de amplitude sem muito esforço. A cozinha é separada da sala apenas por uma estrutura de vidro que não compromete a conversa entre eles, mesmo porque, porta ali não existe.

 

Uma questão importante em lugares pequenos é a falta de espaço para guardar objetos pessoais. Além de ter um closet que comporta a maioria das roupas da moradora, o apartamento também conta com prateleiras e nichos em lugares estratégicos, como por exemplo, embaixo da escada e no mezanino. Aliás, é lá que fica o quarto, composto basicamente pela cama e alguns poucos objetos decorativos e, ao mesmo tempo, utilitários, como as luminárias para a leitura.

 

Planete Deco