De paredes internas, todo mundo fala. Mas e da parte externa da casa? Não seria bom ver algumas opções de materiais para revestir fachadas? Se você está construindo ou planeja fazer uma baita reforma na casa, com certeza vai gostar da seleção que fizemos hoje para dar continuidade à nossa série de matérias sobre o tema paredes.

 

Existem mil e um acabamentos possíveis: concreto aparente, pedras, azulejos, tijolinhos, cobogós… Então a escolha vai depender do gosto pessoal do proprietário, do orçamento, da manutenção, enfim, de outros inúmeros fatores. Mas para te inspirar e mostrar o quão amplo é o leque de revestimentos, elegemos projetos de grandes nomes da arquitetura nacional, como Marcio Kogan, Guilherme Torres e Leo Romano.

 

Vamos às ideias?

 

 

    t

  • Mosaico Português: Quem nunca viu uma calçada coberta com essas pedras irregulares? Mas essa textura, um tanto rústica, não precisa ficar limitada ao piso. O arquiteto Guilherme Torres inovou ao aplicar o acabamento em uma das paredes laterais de uma residência que ele idealizou – dá uma olhada na foto de abertura da matéria.
    t

  • Pedras + madeira: O arquiteto Marcio Kogan sempre explora materiais diferentes em suas fachadas. Usando texturas comuns ao local de implantação da construção, ele faz parecer que a casa pertence àquele cenário. O objetivo não é necessariamente camuflar a estrutura na paisagem, mas sim criar um diálogo saudável entre natureza e intervenção humana. Muros de pedra e treliças de madeira formam uma dupla recorrente em seu trabalho.
    t

  • Concreto aparente: Herança do modernismo, o concreto conquista cada vez mais adeptos não só pela aparência urbana e expressiva, mas também por sua resistência e flexibilidade de uso. Ele pode ser aplicado em paredes externas e internas, escadas, lajes e até peças de mobiliário, como uma ilha na cozinha, por exemplo. No projeto assinado por Leo Romano, o material cobre todo o exterior da casa, que ganhou esquadrias pretas para criar um leve contraste.

 

 

    t

  • Cobogós: Você talvez já os conheça de vista, mas sabe exatamente o que são? Criados por três engenheiros do Recife na década de 20, os cobogós são elementos vazados feitos de diferentes materiais. Além de lindos, eles têm objetivos práticos bem nítidos: fechar ambientes mantendo a ventilação e a entrada de luminosidade, e criar divisórias sem bloquear totalmente a visibilidade. Abaixo eles aparecem na fachada de duas residências: a primeira assinada por Ney Lima, e a segunda idealizada por Marcio Kogan.
    t

  • Aço Corten: Sabe quando uma coisa vai ficando mais bonita com o passar do tempo? O aço corten é exatamente assim. Apesar de ser mais resistente à corrosão do que o aço comum, o corten tem uma camada de óxido avermelhada cujo tom vai mudando lentamente conforme a exposição aos agentes corrosivos de um ambiente aberto. O visual é bem industrial e imperfeito, mas nós adoramos esse efeito.

 

Acervo Casa de Valentina