Projeto acima: Local-eu | Foto: Joey Van Dongen / Divulgação

Poder unir sustentabilidade e custo benefício na hora de decorar ou construir uma casa é o melhor dos mundos. A cortiça é um material que sempre fez parte da rotina dos brasileiros e que, de uns tempos para cá, ganhou muita atenção por preencher ambos os requisitos.

Quando falamos nesse elemento, logo vem à cabeça aqueles murais ótimos para escritórios, porém neste post vamos um pouco além, explorando um uso mais atual, que são as paredes completamente forradas com cortiça – técnica que envolve arquitetura e decoração. Veja só:

Origem: a cortiça vem do sobreiro, única árvore que regenera sua casca sem ser prejudicada na extração, por isso ela é uma excelente opção para decorar, construir e ainda preservar o meio ambiente.

Material: para ter uma parede de cortiça é possível utilizar as placas, que são fáceis de aplicar e já vi muitos exemplos de faça você mesmo; ou usar elementos que a tenham como matéria prima, como as rolhas de garrafas.

Uso: ótima para espaços internos e externos. Forrar a parede com cortiça permite que penduremos objetos, lembretes, fotos e etc; técnica decorativa, funcional e que ajuda no conforto acústico. Já nas áreas externas, existem projetos fora da caixa onde toda a estrutura recebeu o material, aqui no post vai ter um exemplo ;-)

Visual: seu potencial estético é vasto, funcionando em muitos estilos de décor. Mesmo sendo tradicionalmente rústica, arquitetos e designers já estão incorporando a cortiça em ambientes contemporâneos e industriais, seja só em uma parede, como também em todo o perímetro, teto e piso, formando uma caixa.

Custo benefício: quando comparada à outros materiais de mesmo uso, a cortiça é eficiente e barata e, como já dito anteriormente, ela é incrivelmente sustentável.

Cuidados: é sempre importante consultar sobre a manutenção dos materiais e com a cortiça não é diferente. Ela necessita de atenção e limpeza periódica para se manter bonita e funcional.

Separei alguns projetos com paredes completamente forradas com cortiça para você se inspirar. Prepare-se para ter ideias criativas e sustentáveis para os cômodos da sua casa ou quem sabe, para toda a arquitetura! ;-)

Um jovem casal decidiu viver e trabalhar próximo à natureza e se instalaram em uma pequena cidade perto
de Milão. A construção tem ares rústicos e simples, desprovida de qualquer elemento não essencial,
pensamento esse que orientou a escolha dos materiais, a madeira para a estrutura, e palha de arroz e cortiça
como isolantes. A cortiça foi tratada e ganhou um movimento interessante, dando bossa à fachada e
realçando suas características únicas em todos os aspectos: sustentabilidade, eficiência, durabilidade e
beleza.

Fotos: Simone Bossi / Divulgação

Este estúdio em Sydney, na Austrália, ganhou uma linda parede de cortiça na área do escritório, um jeito prático de manter a organização, concentração e produtividade nas atividades ali desenvolvidas. O espaço ficou aconchegante, com móveis que seguem a paleta da cortiça e paredes cor de rosa.

Fotos: Terence Chin / Divulgação

Cada detalhe foi pensando para que conforto e design andassem de mãos dadas nos quartos do The Bellhop Hotel, em Rotterdam. A cortiça e o bambu são os protagonistas das caixas que envolvem a área e o tablado onde fica a cama e, para os hóspedes desfrutarem de uma experiência ainda mais tranquila e inovadora, luminárias divertidas foram embutidas nessa estrutura.

Fotos: Joey Van Dongen / Divulgação

A cortiça tem um papel superimportante na escola escocesa Hazelwood, uma instituição para crianças e jovens com dupla deficiência sensorial (cegos e surdos). A premissa do projeto foi trabalhar a orientação dos estudantes pelo edifício, e veja só a solução genial que o escritório de arquitetura encontrou: as paredes foram revestidas com cortiça que oferecem mensagens ao longo do caminho para que todos se localizem com autonomia e segurança – uma experiência tátil com design acessível!

Fotos: Andrew Lee / Divulgação

Foi da necessidade de um local descolado para crianças e adultos se divertirem, que nasceu a 2ª unidade do Big and Tiny em Silverlake, na Califórnia. A característica principal do projeto são os fechamentos que passeiam pelos espaços, separando-os e os melhorando acusticamente. As divisórias e treliças foram executadas em madeira (elemento estrutural) e revestidas em cortiça e feltro, criando um visual neutro com os tons naturais de cada material.

Fotos: Jim Newberry / Divulgação

Fontes: Archdaily.com.br, Casavogue.globo.com, Vivadecora.com.br

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉