Você sonha em ter uma horta em casa com vários temperos à mão e preparar deliciosos pratos para os parentes e amigos? Você imagina que essa horta pode ter também uma função decorativa na varanda, cozinha ou área de serviço? Você procura inspirações em fotos de blogs, sites, redes sociais e revistas para criar esses nichos saudáveis dentro de casa?

Horta na cozinha: inspiração para pequenos espaços – via Google Imagens

Se a resposta foi sim para todas essas perguntas, mas você acha que seu apartamento é pequeno e não comporta uma horta caseira, está na hora de rever seus conceitos. Os espaços internos estão cada vez mais reduzidos nos imóveis novos. Alguns chegam a ter 18 m2. Mas isso não impede cultivar plantas, ervas e hortaliças. É possível ter esses pequenos presentes da natureza dentro de casa desde que recebam pelo menos quatro horas de sol por dia ou um tipo específico de iluminação artificial para fazer a fotossíntese. Há lâmpadas especiais e modelos de estufas domésticas no mercado com essa finalidade.

Horta com iluminação artificial, 100% sem luz natural – via arquivo pessoal

Estufa doméstica: tamanho reduzido para espaços menores – via Google Imagens

Estufa doméstica: facilita a fotossíntese – via Google Imagens

Na pequena varanda do meu apartamento, na Vila São Francisco, em São Paulo, eu adoro cuidar de um vaso tríplex com ervas aromáticas, como manjericão, tomilho, hortelã, capim cidreira e orégano. Ali, tenho ainda vasos individuais com babosa, alecrim e lavanda. Vocês não imaginam a felicidade que esse cantinho traz para a minha vida.

Eu adoro cozinhar e sempre utilizo minhas ervas em pratos criativos ou de fácil preparo. Uma noite dessas chegou uma visita de última hora para jantar em casa. Não tinha nada especial para oferecer. Então, resolvi preparar uma massa com molho pesto, feito com o manjericão da varanda. Modéstia à parte, ficou deliciosa e a visita gostou muito.

No dia a dia, utilizo as ervas para dar um toque especial em carnes e molhos. Gosto também de decorar massas e saladas com as flores do manjericão. Muito além da culinária, as ervas ainda ajudam a relaxar por meio dos antigos e tão eficientes escalda pés.

 

Cuidados essenciais

Bem… vamos recapitular….para cultivar ervas e hortaliças você precisa de pelo menos quatro horas de sol por dia. O que mais? Boa irrigação em um solo de boa drenagem.

Mudas de ervas aromáticas e hortaliças em potes de PVC – via Google Imagens

Em um vaso, você pode cultivar praticamente todo tipo de erva. Existem muitas opções bacanas de recipientes, em diversos materiais, para plantar as ervas. Tem vaso de barro, de cerâmica, de vidro. Tem recipiente retangular de madeira. Tem vaso em formato de escada. Tem xícaras grandes adaptadas. Tem prateleiras para colocar na parede. Tem mini estantes coloridas. Vale a pena fazer um tour pelas lojas especializadas e buscar as opções que mais combinam com seu estilo.

Mudas de alface dentro de sapateira de parede: efeito criativo, as ervas aromáticas também dariam um efeito bem legal – via Google Imagens

E o mais importante de tudo… não existe um espaço mínimo para ter uma horta em casa. Se não tiver espaço no chão, use uma pequena bancada. Se não tiver espaço para a bancada, utilize a pia da cozinha. Se a pia da cozinha não receber sol suficiente, deixe em algum cantinho da sala perto da janela.

Horta na cozinha: opção prática e inspiradora – via Google Imagens

Ervas aromáticas próximas à janela: crescem saudáveis – via Google Imagens

Vasos suspensos na varanda: opção decorativa – via Google Imagens

E, claro, se preferir uma ideia que una o melhor dos mundos – a decoração com a praticidade de uma horta caseira – coloque vasos suspensos no teto da área externa.

Jardim vertical de ervas: charmoso e funcional – Via Google Imagens

Ou melhor, ainda: crie um charmoso jardim vertical na sua varanda. O efeito vai ser surpreendente. Você, sua família e visitas vão se sentir felizes e acolhidos. Principalmente, se tudo for cultivado de forma orgânica, saudável e sem agrotóxicos. Pode apostar!