Sabe aqueles jardins que você vê na Internet ou visita e que você nunca mais esquece? Se alguém te pede para citar jardins que te impressionaram, são os que vêm à mente?

Vou me deter em apenas cinco dos que constam na minha lista de “especiais”, respeitando o espaço deste blog. Obviamente a lista é bem mais ampla e inclui jardins de todos os estilos…

1.HILGARD GARDEN – Mary Barensfeld (https://barensfeld.com)

A arquiteta paisagista americana Mary Barensfeld, extensamente premiada por seus trabalhos em arquitetura, arquitetura paisagísta e urbanismo, atua na Califórnia e na Pensilvânia.

No trecho do terreno em aclive acentuado, Barensfeld evitou ocupar espaço com o convencional uso de escadas criando muros de concreto angulares que sustentam os vários níveis, com um deck no topo e uma rampa sinuosa que dá acesso a cada um deles.

Foto: Joe Fletcher Photography 

A divisória em aço corten marca o limite do terreno e serve ao mesmo tempo como jardineira para bambus. Foto: Joe Fletcher Photography

Combinação perfeita de materiais: madeira, cimento e aço corten. Foto: Joe Fletcher Photography

O deck no patamar mais alto permite reclusão e tranquilidade. Foto: Joe Fletcher Photography

Foto: Joe Fletcher Photography

A iluminação destaca o zigue-zague na estrutura dos vários níveis. Foto: Joe Fletcher Photography

  1. BROUGHTON GRANGE – Tom Stuart-Smith (1960 – ) (http://www.tomstuartsmith.co.uk)

O renomado paisagista britânico Tom Stuart-Smith participou de vários Chelsea Flower Shows; em oito deles foi premiado com medalha de ouro e, em três deles, venceu na categoria “Best in Show”.

O parterre criado por ele em Broughton Grange com formas orgânicas é deslumbrante, em contraste com os parterres tradicionais em jardins formais. Quando os canteiros delimitados pelas cercas-vivas baixas se enchem de tulipas, o resultado é realmente sensacional. Na realidade, são como vários jardins em um, com diferentes espécies usadas dependendo da estação. E mesmo no inverno, com os canteiros nus, as formas orgânicas cobertas de neve sobressaem espetacularmente.

Via Google

Via Google

Via Pinterest

Com os canteiros nus, as formas orgânicas cobertas de neve sobressaem espetacularmente. Via Pinterest.

  1. CELLS OF LIFE – Charles Jencks (1939-2019) (https://www.charlesjencks.com)

Charles Jencks foi um renomado teórico cultural, historiador da arquitetura e paisagista. Nascido nos Estados Unidos, mais tarde estabeleceu-se no Reino Unido e se tornou um influente arquiteto paisagista na Grã-Bretanha. Inspirava-se na genética, nos buracos negros, na teoria do caos e em ondas.

Cells of Life (Células da Vida), em Jupiter Artland, nos arredores de Edimburgo, é sua interpretação paisagística do processo de mitose, em que uma célula se divide em duas outras células. Os oito relevos, com um caminho ligando-os, cercam quatro lagos e celebram a célula como a base da vida.

Via Google

Via Google

Via Google

  1. HOFU CREMATORIUM – Shunmyo Masuno (1953 – )

O japonês Shunmyo Masuno é o mais importante paisagista Zen do mundo, além de monge Zen, professor na Universidade Tama Art e fundador da empresa Japan Landscape Consultants Ltd., responsável por numerosos projetos no seu país e no exterior.

Segundo Masuno, “o jardim é um lugar especial no qual a mente habita”; os jardins Zen devem recriar um “cenário natural”, uma versão em miniatura do mundo, e acalmar a mente e a alma. No jardim criado para o crematório na cidade de Hofu, Japão – premiado pelo A’ Design Award em 2016 na categoria Planejamento Paisagístico e Paisagismo –  o trecho ao fundo representa o além, e o arranjo de pedras, suas montanhas distantes. A área verde, orgânica na frente representa esta vida. A areia branca no trecho central simboliza a divisão entre esta vida e o além.

Via Pinterest

Fonte: adesignaward.com

Fonte: adesignaward.com

  1. GM GARDEN – Alex Hanazaki (https://www.hanazaki.com.br)

Foi difícil escolher apenas um jardim espetacular daquele que considero o maior paisagista brasileiro da atualidade. Hanazaki é realmente genial, no verdadeiro sentido da palavra. O GM Garden, que o paisagista diz ter se resumido a “grama e enxada”, atesta sua genialidade. Foi um projeto desafiante para o paisagista – um jardim residencial de quase 9.000 m2, com as seguintes exigências do cliente: a) que fosse de baixa manutenção, e b) ele não queria gastar dinheiro… Tendo que fazer o paisagismo de uma grande área e com baixo orçamento, Hanazaki resolveu “brincar de cavar a terra” e criar vários patamares, limitando-se a usar grama e capins-do-Texas, ambos de baixo custo.

Ele afirma que não sabe por que fez aquele buraco, mas que acabou sendo um elemento que preencheu aquele espaço e proporcionou uma vista, basicamente usando grama e enxada… Ironicamente, apesar de ter sido o jardim com o menor orçamento que já fez, é o mais reconhecido mundialmente: ganhou todos os prêmios no segmento residencial, nas Associações mais importantes do mundo, e apareceu em mais de 80 publicações, entre nacionais e internacionais.

Limitado pelo orçamento, Hanazaki utilizou apenas grama e enxada para criar um design espetacular: uma grande depressão ligada ao resto por uma ponte e que, além de preencher o espaço, proporcionou uma belíssima vista. Foto: Beto Riginik

Foto: Beto Riginik

Vista da piscina. Foto: Beto Riginik

Foto: Beto Riginik

Hanazaki diz que “Sempre o meu maior desafio quando desenvolvo um produto é sair do óbvio”. Esse é um dos seus muitos jardins que são exemplos máximos disso…