O que pensar do lar de uma artista supercriativa? Quadros recobrindo as paredes de praticamente todos os ambientes é apenas uma das características de quem respira arte todos os dias e a qualquer hora – até mesmo dentro de casa. Este é o caso da artista plástica Priky Zuccolo, que mora em uma simpática casa no Brooklin que acolhe também as suas criações. Ao lado do marido, o engenheiro civil Cláudio, e do André, filho do casal, ela criou um cantinho alegre, colorido e aconchegante com direito a um ateliê particular e um gostoso jardim onde ela colhe inspirações e compartilha momentos com a família. 

A história da Priky com o seu amado bairro começou ainda na infância. Ela costumava viver na região com os pais quando criança, mas na adolescência mudou-se para o bairro do Morumbi onde nunca se sentiu verdadeiramente acolhida. Por isso, quando casou, decidiu retornar ao Brooklin. Primeiro, morou em uma charmosa casa de vila, mas com a chegada do filho começou a sentir que lhe faltava espaço. Ela e o Cláudio, então, começaram a buscar um novo lar nas redondezas e acabaram encontrando o sobrado de 250 m2 onde moram atualmente. “Eu também precisava de espaço para trabalhar. Procurávamos por uma casa maior, com quintal, pois eu tinha intenção de construir um ateliê no jardim e esta casa, construída nos anos 70, tinha essa possibilidade”, recorda. 

“MORO NO BAIRRO DA MINHA INFÂNCIA E ISSO ME TRAZ BOAS LEMBRANÇAS.”

Quando chegou a hora de remodelar os ambientes, Priky estava entusiasmada, principalmente com a construção do seu lugar de trabalho. Começou projetando o novo jardim que dá acesso ao ateliê, substituindo a terra batida por grama e um caminho de pedras e plantando árvores e arbustos. Enquanto isso, Claudio saía para o garimpo em busca de elementos que pudessem ser reutilizados na edícula. “Meu marido conseguiu as telhas, vigas e a porta em demolições”, revela. Os muros que circundam o terreno foram aproveitados como paredes do novo cômodo e como em um passe de mágica, o espaço ficou pronto em apenas um mês. “O piso branco de cimento queimado e as portas envidraçadas foram soluções excelentes para minha atividade. Além de ser um lugar claro, daqui posso observar o jardim, os pássaros, e isto é muito inspirador”, completa.  

O restante dos cômodos foram ganhado forma aos poucos. Com olhar atento às possibilidades, a moradora lançou mão de inúmera soluções criativas, que incluíam também o reuso de peças que de outra forma, seriam descartadas. A mesa de jantar, por exemplo, foi criada por ela e com o passar do tempo foi sendo modificada: “Começou com um tampo de mesa improvisado (uma porta patinada por mim) sobre dois leões de cimento, que depois foram substituídos por pés de ferro que eu mesma desenhei”, explica. Para compor, incluiu as cadeiras de ferro e vime que adquiriu em um restaurante que estava fechando as portas. “Coloquei sobre a mesa uma pequena parte da minha coleção de Pinhas. Tenho mais de 50 pinhas espalhadas pela casa, porque elas significam ‘boas vindas'”. 

Todas as paixões da Priky podem ser vistas na decoração. Os objetos provençais fazem referência à sua admiração pela cultura, arte e história da França, enquanto o espírito leve e descontraído das praias do Rio de Janeiros – sua Cidade Natal – é reproduzido nos ambientes através das cores e de elementos como conchas, quadros de paisagens litorâneas e estampas tropicais. Tudo isso foi disposto em contraste com as paredes brancas ou em tons de palha, escolhidas para não interferirem nas artes nelas penduradas. Vez ou outra, a artista resolve mudar um pouquinho o visual dos ambientes, trocando as capas das almofadas, os tapetes de lugar e reorganizando os quadros: “Minha sala também é o meu showroom!”, revela. E foi assim, em meio a uma bagunça organizada – como ela gosta de chamar – com arte espalhada por todos os cantos e uma mistura de estilos muito particular que a Priky criou um refúgio delicioso para ela e sua família. 

Quando um lar tem alma, a gente repara à primeira vista, não é verdade?! A casa da Priky é um lugar tão gostoso, acolhedor e alegre que emana vida em cada um do cômodos. Adorei! Se você quiser espiar mais um pouquinho, confira a galeria abaixo. AQUI você vê uma seleção de produtos que vão deixar a sua casa tão linda quanto esta!

Fotos: Julia Ribeiro