Sabe a sensação de chegar na casa de um amigo e se sentir instantaneamente à vontade? Pois é exatamente assim que você se sentirá ao conhecer a morada da Marcella Monfrinatti comigo, no Open House de hoje! Afinal, um lar que tem a fachada azul vibrante como cartão de visitas só poderia estar envolto em alto astral e acolhimento, não é verdade?

Buscava insistentemente por uma casa divertida e jovial como a da Marcella para ser a estrela do próximo episódio da websérie que produzo junto com a Votorantim. Queria muito mostrar para vocês que, além de ser um material perene e atemporal, o cimento aparente é versátil por essência e, por isso, consegue se desdobrar em milhares de possibilidades estéticas, incluindo em uma proposta mais atual de morar que envolva muita praticidade. Acho que vocês concordarão comigo quando digo que consegui encontrar o representante perfeito de lar moderno!


“Somos super comunicativos e amamos receber. Eu, principalmente, amo cor. Só o fato da casa ser azul já diz muito sobre nós!”

Para começar, deixa eu te contar um pouco mais sobre os moradores desse sobrado tão encantador. A Marcella é arquiteta, sócia do escritório Two Design, e o marido dela, o Lucas, é administrador. A Vanilla, filha de quatro patas do casal, é a moradora mais recente que chegou para animar ainda mais o dia a dia dessa família cheia de vida.

O olhar treinado da arquiteta conseguiu enxergar além dos traços datados do imóvel dos anos 70, situado no bairro Jardim Paulista. Apesar de carecer de uma boa reforma, que acentuasse suas melhores facetas, a estrutura da casa – com suas robustas paredes de tijolos – era muito promissora e oferecia inúmeras possibilidades, além de conferir ao projeto um charme todo especial. “Ela tinha algumas características da época, como janelas de ferro, forro de gesso e piso de taquinho. Nossa ideia era modernizá-la, mas sem tirar sua identidade”, explica.

O quebra-quebra não teve nada de light, não! Pelo contrário… a obra por lá se desenrolou de maneira intensa, mas o resultado final compensou todo o esforço. A área gourmet, por exemplo, foi erguida onde antes existiam dois depósitos e hoje é considerada um dos espaços favoritos do casal, que ama receber os amigos. “É ali onde todo mundo se junta e tudo acontece”. Se antes a atmosfera era datada, com a reforma ganhou ares industriais refletidos principalmente nas estruturas expostas. O forro de gesso que rebaixava o pé-direito foi substituído por instalações luminotécnicas aparentes. Repara no desenho lindo que a fiação das luminárias pretas cria no teto branco! Um detalhe decorativo que fez toda diferença, um charme!

Outro detalhe que amo no projeto: algumas paredes foram raspadas revelando os tijolos originais da construção de uma maneira superatual – no quarto do casal e no home theater os tijolinho ganharam acabamento branco. E, para fechar a tríade de acabamentos com chave de ouro, entrou em cena o cimento queimado dividindo espaço com o piso de madeira que recobre parte dos ambientes. Essa mistura boa de revestimento ajudou a enaltecer a sensação de acolhimento, foco principal do projeto: “Aqui é um lugar aconchegante e convidativo, uma casa que todos amam usar e ficar. Amo chegar em casa!”, comenta Marcella.

Poderia ficar aqui por horas e horas desenrolando esse papo sobre a casa da Ma, mas quero guardar algumas histórias para o próximo post. Aproveite esse tempinho para conferir com calma as fotos dos ambientes sociais dessa casinha dos sonhos e volte aqui amanhã para continuarmos a papear e suspirar com o restante das fotos ;-)

Fotos: Rafa Renzo