Como você sabe, sempre estou caçando casas legais para trazer aqui para o Open House e, em época de isolamento social, aproveitando para fazer tours fora da cidade de São Paulo. Outro dia estava conversando com a Catê Poli, paisagista da minha futura casa, e ela comentou que a residência de veraneio da arquiteta Mara Ramos era a perfeita para a edição #FiqueEmCasa do quadro. Logo fui ver as fotos e me deparei com elementos que tomaram minha atenção, gerando curiosidade em saber o que eram e como tinham sido feitos. Foi aí que perguntei à Mara se poderia visitá-la virtualmente e, para a minha – e sua – felicidade, ela topou na hora!

A casa está localizada na praia de Paúba em São Sebastião, litoral de São Paulo, e tem 230m², além dos 25m² da área da piscina. Construída do zero, a residência foi idealizada para três irmãos e suas respectivas famílias fazerem uso e gestão de forma compartilhada, usando materiais práticos com baixa manutenção, e aproveitando o terreno por completo. A casa em si ocupa todo o fundo do lote, liberando o restante para o jardim, com paisagismo assinado pela Catê, que apostou em um visual tropical, para acentuar a sensação de estar longe da cidade grande, que os clientes tanto buscavam.

A arquitetura é geométrica, representada por um bloco com linhas retas, que recebeu acabamentos naturais e vegetação para quebrar a rigidez, agregando organicidade e movimento. No térreo, a área social é integrada, inclusive com a varanda e a piscina, e traz um dos pontos focais mais interessantes e que me fez querer conhecer a casa: a parede de taipa. Feita sob medida e pensada especialmente para esse projeto, o degradê delicado da parede foi premissa para a decoração, com tons terrosos, neutros e o verde, que foram muito bem explorados, fugindo da tradicional combinação de branco e azul das casas praianas.

Já no pavimento superior, como a morada abriga famílias diferentes, os dormitórios foram feitos de acordo com a personalidade e gostos de cada integrante, mantendo a linguagem do trabalho manual em seus detalhes, como as colchas e alguns quadros. A grande sacada desse andar é o brise, que é em macramê, feito à mão com corda náutica e que, além de deixar a fachada linda, cria uma sobra bem especial, nunca vi um desenho parecido!

Sei que já falei muito, mas acredite, não te contei nem metade das soluções que essa casa de praia tem hahaha Abaixo deixei o vídeo que gravamos por lá, com tour completo por essa casa leve e dinâmica; não deixe de apertar o PLAY para conhecê-la! Ah, e escreva para mim nos comentários o que você mais gostou, vou adorar saber ;-)

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Fotos: André Mortatti