Campos do Jordão é um destino muito procurado pelos paulistanos, principalmente durante as épocas mais frias do ano. Além do clima, da boa gastronomia, dos passeios culturais e da natureza abundante ao redor, o município teve todo seu charme inspirado nas cidadezinhas europeias – tem até quem o chame de a “Suíça brasileira”. Encantada com essa atmosfera, a engenheira e designer de interiores Liliana Zenaro, decidiu buscar um terreno na região para construir um recanto de fim de semana para ela e sua filha, Rafaela. Depois de muito procurar, o acaso decidiu intervir e lhe mostrar uma nova possibilidade: “Nos deparamos com essa casa, que estava em final de construção, à venda. Ficava perto do centro da cidade, com acesso fácil e ao mesmo tempo em uma rua tranquila, totalmente silenciosa, e com uma vista para o pôr do sol que nos encantou”, relembra. 

ALÉM DA CASA, O TERRENO DE 2000m² GANHOU ANEXOS E PROJETO DE PAISAGISMO.

Com 250m², a casa principal tem espaço de sobra para acomodar com muito conforto a proprietária, a sua filha e mais alguns convidados e familiares. No entanto, a experiência ficou ainda mais convidativa depois que foram feitas algumas intervenções no décor. Como Liliana é designer de interiores, encarou com muito prazer o desafio de compor os ambientes da própria casa de campo. Começou aos poucos, montando primeiro o básico, como o layout e o posicionamento dos móveis, e com o passar do tempo foi acrescentando objetos cheios de lembranças e afeto, que ajudaram a aquecer a casa e dar a ela o seu caráter de refúgio. “Reaproveitamos muitas peças com histórias da família e de apartamentos em que moramos em São Paulo”, conta. 

De todos os ambientes da casa, Liliana confessa que tem o seu cantinho preferido: a sala da lareira – é ali que ela concentra boa parte das peças de valor afetivo que colecionou durante os anos. Para garantir bons e aconchegantes momentos diante do fogo, ela escolheu materiais que trouxeram à tona o lado rústico do espaço e enalteceram a proximidade com a natureza do lado de fora. Além do acabamento de tijolos da lareira, que aquece ainda mais a atmosfera, almofadas com texturas, tecidos rústicos, mantas quentinhas e móveis de madeira dão o tom do décor, quase como uma ode ao estilo tradicional das casas de campo. “Procurei criar espaços muito relaxantes e acolhedores – tudo o que sonhamos ter num canto de descanso e lazer”, explica. 
 






Contemplar a belíssima paisagem e curtir a tarde ao ar livre também fazem parte da rotina da Liliana: “Cuidar do jardim e das flores é minha maior terapia aos fins de semana”, completa. Mas não são só os ambientes externos que ganham atenção e cuidado da proprietária com frequência. A designer de interiores mantém a decoração dos lado de dentro sempre atualizada, brincando de mudar os objetos de lugar e testando novas possibilidades: “Toda vez que vou à uma loja de decoração e vejo algo que gosto muito, mas não sei onde colocar, eu compro e vou experimentando até encontrar um espaço para essa peça. São pequenos objetos, às vezes singelos, mas que nos dão a sensação de ter a casa renovada sempre e isso me traz muito prazer”, conta satisfeita. Apesar de ter concebido um cantinho a sua maneira e que conta com uma vista privilegiada para a natureza, Liliana confessa: “Essa casa é um lar pois é aqui que posso estar com as pessoas que amo”. 

Que clima gostoso que a casa da Liliana tem, né? Muito acolhedora… E que vista linda!!

Confira AQUI uma seleção de produtos escolhidos por ela e não deixe de dar mais uma espiadinha nesse refúgio único na galeria abaixo ;-) Bom feriado!!

Fotos: Adriana Barbosa