A designer Lara Amaral é uma admiradora declarada de Higienópolis… Tanto é que elegeu um antigo apartamento no bairro paulistano para viver, na companhia no seu cãozinho, o Buldogue Francês Chico. Mas não pense que este foi o único endereço que a Lara teve por lá, não! Ela, que mora sozinha há bastante tempo, alugava um outro apê bem pertinho da sua morada atual: “Quando surgiu a oportunidade de comprar, a primeira coisa que pensei foi em não sair daqui”, recorda. A busca começou pelas redondezas e terminou em um prédio supermodernista, cujo hall de entrada conquistou a designer à primeira vista. “Para quem gosta de arquitetura, como eu, é impossível não se apaixonar”. 

AS RUAS ARBORIZADAS E REPLETAS DE EDIFÍCIOS ICÔNICOS É O CENÁRIO PERFEITO PARA OS PASSEIOS DA LARA E DO CHICO. 

O encanto inicial sofreu um pequeno baque no momento em que a Lara entrou no imóvel. Em péssimas condições, nem ao menos um banheiro ele tinha, mas a cada relance as suas qualidades tornavam-se mais evidentes do que os seus defeitos. A começar pelo piso, original da época da construção, que precisava de restauro, mas já se mostrava um verdadeiro tesouro. Com um total de 100m2 e uma planta bem distribuída, a designer se deu conta de todo o potencial daquele espaço, banhado constantemente pela luz do sol, e não via a hora de se mudar para lá. 

Como fugir de uma reforma seria praticamente impossível, a Lara – que comanda o escritório de arquitetura e design, Estúdio Ka – aproveitou a oportunidade para colocar em prática algumas ideias, com a ajuda da sócia e amiga, Lísea Kasper. Primeiro, apostou na integração de quase todos os cômodos afim de deixar o seu lar mais funcional. “Dessa forma, é possível estar na cozinha assistindo à televisão na sala, ou conversando com os amigos que estão na mesa de jantar. O layout aberto também resultou em uma ventilação cruzada que ajuda muito nos dias de calor, sem contar que os ambientes ficaram ainda mais iluminados”, explica.  Depois disso, chegou a hora de encarar o maior desafio de todos: a construção dos banheiros. Antigamente, o apê da Lara era completamente integrado ao imóvel vizinho. No entanto, na hora de colocá-los à venda, o proprietário resolveu separá-los novamente, e um dos imóveis acabou ficando sem o banheiro. Pois na falta de um, a designer decidiu erguer logo dois: o primeiro no quarto, criando uma suíte e o segundo no corredor, para funcionar como um lavabo.   


A decoração carrega um perfume retrô sem exageros, quase como uma homenagem à década em que o prédio foi erguido. Móveis de época garimpados pela moradora ganharam lugar de destaque, como a mesa da sala de jantar acompanhada do jogo de cadeiras vermelhas. “Comprei num antiquário na praia do Rosa, em Garopaba, onde eu tenho casa. Tanto a mesa quanto as cadeiras estavam em ótimo estado e paguei muito barato por tudo!”, relembra. Já as cadeiras laranjas de acrílico dispostas na sala de estar, são originais dos anos 70, adquiridas na Rua do Lavradio, no Rio de Janeiro.


O colorido que a Lara tanto gosta permeia todo o projeto, principalmente nos detalhes: “Tentei deixar o visual equilibrado criando uma base mais neutra, pra não ficar muito poluído, mas gosto da casa cheia, com as paredes preenchidas. Isso me inspira!”. Não é à toa que a sua solução decorativa preferida é a estante do living, que abriga sua coleção de livros e objetos especiais. “Quem entra na minha casa acaba me conhecendo bastante, pois tudo ali reflete um pouco de mim… Gosto da mistura porque eu me sinto muito assim. Já vivi muitas coisas, em cidades distintas, tenho muitos amigos diferentes um dos outros… Tudo isso foi formando a pessoa que eu sou hoje, essa mistura toda que se reflete em uma casa cheia de referências, texturas e cores”. 

O que dizer do apartamento da Lara???!! Estou apaixonada por cada cantinho, e você? Quanto detalhe lindo e único! Veja mais na galeria abaixo e confira AQUI peças que vão levar para o seu lar essa atmosfera incrível, moderna e ao mesmo tempo, retrô.

Fotos: Julia Ribeiro