O fotógrafo baiano Lucas Ferraz, mais conhecido como Kiolo, vive em um apartamento que impressiona à primeira vista, mas ao mesmo tempo, convida para momentos de total aconchego. Com janelões que contornam o living e inundam os ambientes de luz natural, com parede de tijolinhos e fotografias maravilhosas ocupando praticamente todos os cantinhos, o imóvel de 220 m² é um verdadeiro oásis particular, onde o fotógrafo e sua esposa Renata dividem momentos alegres na companhia um do outro ou cercados pelos amigos mais próximos.

O apê está localizado no Morro do Gato, no bairro de Ondina, em Salvador e foi escolhido por razões muito especiais. “Nascemos e crescemos nessa região, que é mais antiga, tradicional, e bastante residencial. Sabíamos que queríamos morar perto das nossas raízes”, contam. Além disso, ele fica em um prédio antigo que, apesar de não contar com a infraestrutura dos condomínios mais novo, oferecia um layout interno mais interessante e amplo, com pé-direito razoável e iluminação natural abundante, principalmente na área social. 

“Gostamos da sensação de que, à medida que nos aproximamos do nosso bairro, a vida vai desacelerando.”

A obra no apê aconteceu em duas etapas. Durante um primeiro momento, Kiolo e Ranata enfrentaram um período de mudanças mais intensas e com foco estrutural. Mexeram um pouquinho na planta, trocaram os revestimentos, instalaram armários e implementaram toda a parte de climatização. Com essa etapa finalizada, se permitiram tirar alguns meses para ganhar fôlego e refinar os detalhes, conforme o gosto e personalidade deles. Apesar da reforma tomar tempo e energia, o casal curtiu muito cada momento: “estávamos sentindo que aquilo era uma grande conquista”, revelam. 

O clima contemporâneo, com foco nos revestimentos, nas linhas sóbrias e nos toques de cor revelam o conceito principal do projeto. A intenção dos moradores era criar um visual com personalidade, que refletisse o amor que têm por viagens, o prazer que sentem em ficar em casa e, em especial, o apreço pela arte. “Apesar de Kiolo ser fotógrafo de arte e trabalhar com o grande público de decoração, aqui fizemos questão de pontuar ambientes com várias expressões artísticas que gostamos e fomos colecionando ao longo da vida”, revela Renata.

Os dois se empenharam muito durante todo o processo de decoração e se envolveram na escolha de cada detalhe: da curadoria de móveis aos objetos que faziam questão de incluir no projeto. Por essa razão, a atmosfera caseira, confortável e convidativa foi potencializada, fazendo com que as pessoas que ali chegam não queiram mais ir embora – inclusive eu! Rsss… Se pudesse, ficaria aqui contanto mais detalhes do lar do Kiolo, mostrando com detalhes cada cantinho lindo. Mas vou controlar a ansiedade e deixar a sala de jantar e os ambientes íntimos para amanhã, ok?! Te espero aqui para conferir as fotos e também a entrevista em vídeo que fizemos com o fotógrafo. 

Fotos: Mariana Orsi