A primeira vez que vi o apê da Helena Mattar e do Fabrizio Lenci foi no site do querido Lufe Gomes, fotógrafo que tem um trabalho que adoro. Na hora queria o apê aqui no nosso Open House também rssss

Conheci a Helena, ou Lena, neste jantar AQUI que organizei lá na casa da minha mãe. Bom, conversa vai conversa vêm descobri que estudamos na mesma escola, mesma faculdade que nós duas fazíamos parte de uma leva, cada vez mais generosa, de mulheres empreendedoras.

apartamento-de-70m2-com-cozinha-integrada-4

A Lena montou a Noz Moscada, uma empresa especializada em criação de conteúdo voltado para gastronomia, hoje toca a @_salsada também especializada em gastronomia. Ela navega super bem por este universo de gastronomia pois além de ter feito publicidade na ESPM, é formada como sommelière pelo Le Cordon Bleu, estudou na Escola Wilma Kovesi e fez um curso objetivo de chef de um ano. De quebra ainda cresceu em uma família que vive na cozinha, que tem fazenda e inclusive tem restaurante, o Lagash, restaurante árabe bem conhecido em Brasília.

Bom, logo de cara você vai ver que o apê do Open House de hoje gira em torno da cozinha. Coincidência ou não o marido da Lena, Fabrizio Lenci – que é arquiteto, desenhista e sócio da @vapor324 – é filho de italiano e a avó materna, é da Calábria. Avó que, por sinal, sempre fazia os lanches da escola dele (sanduíches de fígado, omelete e coisas assim!). O resultado é que ele adora comer! Inclusive tem uma serie de Guias feitos pelo Vapor 324 chamado Guia San Pablo, de endereços desconhecidos por bairros como Pari, Centro e Bom Retiro entre outros.

“Juntando tudo isso você pode imaginar o quanto a gente gosta de comer e cozinhar!! Definitivamente é o espaço onde mais passamos tempo – muitas vezes a gente põe o computador e trabalha dali ao invés de ir pro escritório hahaha. E se você reparar, pra metragem do nosso apê a cozinha é até desproporcional. Maior cômodo da casa :)” (Lena)

apartamento-de-70m2-com-cozinha-integrada-10 img_9959_foto_julia_ribeiroapartamento-de-70m2-com-cozinha-integrada-3

“A gente toma café da manhã e janta juntos todos os dias juntos e nos dedicamos muito a esses momentos, seja entre nós ou recebendo amigos. Tentamos ir juntos ao supermercado, pensando no que queremos comer ou cozinhar…. e isso ajuda a tornar alguns “to do’s” em programas. As vezes vamos a uma feira livre diferente, a uma quitanda de orgânicos nova…” (Lena)

apartamento-de-70m2-com-cozinha-integrada-7 apartamento-de-70m2-com-cozinha-integrada-9

apartamento-de-70m2-com-cozinha-integrada-21apartamento-de-70m2-com-cozinha-integrada-8 apartamento-de-70m2-com-cozinha-integrada-6

Assim que entraram no apartamento o Fabrizio logo percebeu que a planta era baseada em um outro jeito de morar, um morar mais setorizado, o que não tinha a ver com o estilo do casal.

A luz que entrava no apê vinha do átrio interno do prédio, que na época era pintado de vermelho e, por isso, a luz dos espaços acabava ficando meio rosa. A solução foi quebrar as paredes e pintar o átrio para melhorar a qualidade e quantidade de luz nos cômodos.

apartamento-de-70m2-com-cozinha-integrada-5

Uma coisa que me chamou a atenção do apê foi como eles penduram outros objetos junto com obras de arte, o que torna as paredes muito mais interessantes.

A explicação? De acordo com a Lena o Fabrizio tem um dom especial para fazer essas junções inusitadas, além de, claro, ser o autor de vários desenhos que estampam os espaços.

“São objetos que temos carinho, comprados em viagens. Somos do tipo que gosta de casa com história, nada de cubo branco. Tem coisas de família também algumas heranças ordinárias, como os martelos do meu bisavô.” (Fabrizio)

apartamento-de-70m2-com-cozinha-integrada-14

img_9966_foto_julia_ribeiroapartamento-de-70m2-com-cozinha-integrada-11 apartamento-de-70m2-com-cozinha-integrada-15 apartamento-de-70m2-com-cozinha-integrada-12

E que tal essa mesinha de centro entalhada em jacarandá bahia? Linda né! O Fabrizio ganhou da mãe quando saiu da casa e quem fez essa produção bem original foi a Lena.

“Fiz uma baita mistura e conforme o tempo vai passando a gente vai colocando mais coisas. Tem alguns animais que eu trouxe da África do Sul, talheres todos trabalhados e com cabo de marfim que comprei num antiquário em Cape Town, 3 potinhos e um peixe de metal que compramos num “Família vende tudo”, um ovo de cerâmica do Brennand, uma colher da feira do bexiga, uma colherzinha de cobre que era da minha mãe, uma vela e um vaso do Flô… mas tem também coisas menos significativas como um galho que trouxemos na nossa última viagem (pra Gonçalves-MG) cheio de limo e que achamos lindo” (Lena)

apartamento-de-70m2-com-cozinha-integrada-13apartamento-de-70m2-com-cozinha-integrada-18 apartamento-de-70m2-com-cozinha-integrada-19 apartamento-de-70m2-com-cozinha-integrada-1

Bom, amanhã vou mostrar o resto do apê deles hein. Volta aqui pq tem muita sacada boa para a gente copiar em casa rssss

apartamento-de-70m2-com-cozinha-integrada-16