Uma almofada ali, um abajur aqui, um quadro novo na parede, uma poltrona que muda de lugar… Trocar a posição dos móveis e objetos da casa dos pais era a brincadeira preferida da Deborah Roig quando criança. E não é que este momento lúdico se transformou em vocação? Hoje, a arquiteta é reconhecida pelos seus belíssimos projetos e se diz completamente realizada na profissão. Por essa razão, quando chegou a hora de desenvolver o projeto do seu próprio lar seu olhos brilharam com a infinidade de possibilidades. “Amo meu trabalho! Se projetar para meus clientes já é um prazer, projetar para mim e pra minha família sempre foi muito gostoso e até divertido”. 

“QUANDO CHEGO EM CASA, GOSTO DE ABRIR OS VIDROS DA VARANDA, OBSERVAR O PARQUE E SENTIR A BRISA QUE INVADE O APÊ.”

A família, que vivia em uma casa na Vila Nova Conceição, pertinho do Parque do Ibirapuera, decidiu que era hora de mudar de ares. Pensando na qualidade de vida dos filhos adolescentes, Deborah e o marido Angelo adquiriram um apartamento na mesma região: “As crianças sentiam falta de um lugar com mais infra estrutura de lazer e de amigos para conviver. O problema foi encontrar um condomínio assim, mas que não fosse sufocado por outros prédios ao redor. Demorou mas achamos!”, relembra. O imóvel de 340m2 conquistou a arquiteta pelo seu enorme potencial e principalmente pela varanda ampla e aconchegante, cantinho perfeito para ser transformado em uma espécie de jardim suspenso, substituindo o quintal da antiga casa da família. Acostumada com as comodidades do bairro adorado, Deborah aproveita muito bem o lado de fora de casa também. Além de manter uma rotina de caminhadas no Parque, passeia pelas ruas diariamente: “Esse hábito faz muita diferença na maneira como convivemos com a cidade. No dia de rodízio do carro vou de bike elétrica para o trabalho”. 




Prática e decidida, Deborah encarregou-se do projeto para o novo apê. Colocou todas as suas ideias no papel e apresentou para o restante da família que aprovou a grande maioria das sugestões da arquiteta. Depois disso, todo o processo se desenrolou rapidamente e sem dores de cabeça, “afinal é meu metier“, afirma. A primeira grande mudança aconteceu na varanda. O ambiente com quase 100m2 foi nivelado à área social e parte dele foi integrado com o living, abrindo espaço para a criação de um home theater e um cantinho para a  mesa de jogos. “Essa manobra fez com que ganhássemos mais dois ambientes sociais ainda ligados à área gourmet graças a instalação das portas de correr”, explica. Ainda assim, uma pequena divisória permaneceu intacta: o espaço da lareira que não poderia ser deslocada por ficar em uma parede estrutural do prédio. 

A moradora também repensou o layout do living, que era comprido e estreito tradicionalmente dividido entre sala de estar e jantar. “Optei em fazer um estar mais cozy com dois sofás mais próximos um do outro. Assim, consegui libera um pequeno espaço entre este ambiente e sala de jantar, onde coloquei um pequeno lounge com quatro poltronas.  Ele ficou superdescolado e funcional e agora posso receber muito mais gente em casa!”. 




O projeto valorizou o uso de revestimento sofisticados, que personalizam mas não não deixam os ambientes pesados. Para o décor, Deborah brincou com a mistura de móveis confortáveis de design atemporal, peças importantes adquiridas recentemente e outras de valor sentimental. “Fiz questão de trazer objetos que me acompanham há anos, como a minha coleção de arte, com obras de Volpi, Tomie Ohtake, Macaparana, entre outros”, conta. Já a luminária que embeleza a sala de jantar carrega o status de “maior achado” do apartamento. Ele foi comprado em uma feira de antiguidade em Paris quando Deborah e Angelo eram recém-casados: “Trouxe-o em uma caixa no avião! Amo este lustre porque ele foi o primeiro objeto de valor que compramos”, relembra. Com tantas memórias e peças com história, o lar que Deborah construiu para ela e a família é como um porto-seguro onde os moradores se sentem verdadeiramente acolhidos e protegidos. “Sinto um prazer enorme, um alívio até, quando chego em casa! É exatamente isso que tento fazer para meus clientes, tornar aquele espaço só deles, feito especialmente para eles, do jeito que sempre quiseram. Este é o maior luxo que se pode ter: um lar de verdade”.  

Estou encantada com cada cantinho do lar da Deborah. Amei as soluções de integração e principalmente da sensação de aconchego que o apê transmite. E você, o que mais gostou? Ainda dá para espiar mais um pouquinho na galeria abaixo! E se você também amou o estilo da decoração, clique AQUI para conferir a nossa seleção especial de produtos.

Fotos: Julia Ribeiro