Fotos: Mariana Orsi/ Divulgação

Este apartamento térreo fica no bairro do Jardins, em São Paulo, e há pouco mais de um ano foi comprado pela arquiteta Duda Senna e seu marido para ser o lar do casal. A Duda repensou por completo o imóvel, executando uma reforma total que alterou a planta, abriu a sala para o terraço com jardim, transformou os três quartos em duas suítes e criou uma sala ampla, com área comum integrada.

O resultado foi um apartamento que mistura madeira e marcenaria planejada com revestimentos coloridos cheios de personalidade com uma paleta de cor aconchegante e que entram na linha de trabalho dos projetos da Duda. No canal você confere a tour completa com a arquiteta por este apartamento arejado, e aqui no blog uma conversa com ela contando algumas curiosidades sobre o projeto.

Aperta o PLAY pra conferir mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Qual a sua história com o imóvel?

Duda Senna: “Compramos ele após muita procura. Nós queríamos que fosse um apartamento com área externa, com terraço aberto, e com uma planta boa que pudéssemos mexer caso necessário. Isso foi durante a pandemia. É o primeiro apartamento comprado em conjunto com meu marido.”

C.V: O que mais te chamou a atenção nele quando você estava procurando?

Duda Senna: O terraço com o super jardim na frente. Conseguimos abrir a janela para virar uma porta, e assim, integrar a parte interna à parte externa. Isso foi um ponto decisivo para a nossa escolha, além do imóvel estar muito bem localizado, perto das casas das nossas famílias.”

C.V: Foram feitas obras ou modificações ao longo do tempo? Se sim, quais?

Duda Senna: “Sim, infinitas obras foram feitas. A única coisa que foi mantida original do apartamento foi o piso de madeira dos quartos. Modificamos todo o resto, desde o layout até a decoração. Antes eram 3 quartos, sendo uma suíte. Transformamos então esses espaços em 2 suítes e abrimos o terceiro quarto para a sala.  Aumentamos também a cozinha, a integrando com a sala e a copa se uniu à sala de jantar. Então foram feitas diversas modificações, inclusive no que diz respeito a revestimentos, elétrica, hidráulica…”

C.V: Como foi pensado cada um dos espaços?

Duda Senna: “Logo na entrada, temos o hall todo pintado de verde com o objetivo de demarcar bem o espaço. Ao lado, há um lavabo, onde eu queria muito que tivesse uma cuba cor-de-rosa e onde esse desejo pôde se tornar realidade. Nesse ambiente misturamos tons de verde, rosa e vermelho com os ladrilhos coloridos do piso. Para a sala, a ideia era criar um espaço bem amplo, aconchegante, com uma iluminação gostosa e voltado para o terraço. Deixamos ali um pilar estrutural com concreto aparente que acabou criando uma separação entre os ambientes da sala, mas sem torná-la menos integrada. No que diz respeito a sala de jantar, nosso objetivo era ter uma mesa que coubesse umas 10 pessoas, pois gostamos muito de receber. Integrando a cozinha com a copa, conseguimos criar essa sala bem grande que acomoda várias pessoas. Em relação às suítes, uma é usada como quarto de hóspedes e escritório, e a outra como o nosso quarto de casal, que detém alguns armários não tão grandes, mas que são suficientes.”

C.V: Qual foi o maior desafio do projeto?

Duda Senna: “O mais difícil é, como arquiteta, fazer um projeto para si mesma. A gente se acostuma a fazer projetos para os outros, então na hora de pensar o nosso próprio lar acaba sendo muito mais desafiador. Quando é para nós surgem várias dúvidas e questões que talvez não surgissem em um projeto pensado para clientes. Mas foi um processo gostoso, até porque meu marido também gosta do assunto, então criei lado a lado com ele.”

C.V: Como foi feita a escolha das paletas de cores?

Duda Senna: “Parti do que eu mais gosto, que são tons de rosa e verde, e o meu marido super topou. Sobre isso não teve discussão. Não tivemos que pensar muito sobre. No geral é uma paleta muito aconchegante, que abraça, ainda mais usando esses revestimentos coloridos junto da madeira.”

C.V: Há objetos que carregam valor sentimental?

Duda Senna: “Muitos, principalmente os quadros, trazidos da casa individual de cada um e também outros comprados em viagens nossas juntos. Na sala tem uma mesa que era um carro de chá da avó do João, tem um quadro que era do meu avô…Então a casa é repleta de itens com certo propósito e que remetem a coisas boas para nós diariamente.”

C.V: Como você definiria esta casa em poucas palavras? 

Duda Senna: “Eu definiria como um apartamento aconchegante, espaçoso, muito bem iluminado, arejado e colorido. Tem a nossa cara.”