Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação

Este apartamento com muita iluminação natural é da arquiteta Cecília Teixeira, sócia do escritório Brise Arquitetura, e fica no Itaim Bibi, em São Paulo. O imóvel tem 200m² e serve de lar para ela, seu marido e dois filhos gêmeos de 4 anos de idade.

Mas para que se adequasse às necessidades da família, o apartamento passou por uma reforma completa, resultando em uma planta funcional, com ambientes integrados e espaços amplos para circulação. No canal você confere a tour completa com a Cecília por este apartamento com ambientes claros, e aqui no blog uma conversa com a arquiteta contando algumas curiosidades sobre o projeto.

Aperta o PLAY pra conferir mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Qual a história da família com o imóvel?

Cecília Teixeira: “Nós nos mudamos do Rio de Janeiro para São Paulo há dois anos por causa do trabalho do meu marido, que vivia na ponte aérea há mais de um ano. Resolvemos então encarar a mudança com toda a família, mas, num primeiro momento, optamos por um apartamento alugado no mesmo bairro. Com a chegada da pandemia e todos presos em casa, sentimos a necessidade de ter uma casa com a nossa cara, que atendesse de fato às nossas necessidades. Começamos então a procurar um apartamento para comprar em São Paulo, até que encontramos este onde moramos atualmente, que nunca havia passado por reformas. Como arquiteta, foi o cenário perfeito para colocar as paredes abaixo e trocar absolutamente tudo do imóvel.”

C.V: O que mais te chamou a atenção no apartamento quando vocês estavam procurando?

Cecília Teixeira: “O ponto que mais me encantou desde o dia que conheci o apartamento foi a claridade dos ambientes, favorecida pelas janelas e portas de todos os cômodos, que dão para uma sacada que atravessa a fachada do prédio. Como somos uma família carioca morando em São Paulo, nosso estilo de vida perto da praia acabou refletido em nosso novo lar, que ganhou decoração leve, cores claras, texturas naturais e ambientes frescos. Morando em São Paulo, também pude criar um braço do nosso escritório Brise Arquitetura, que fica no Rio, e acompanhar de perto nossos clientes daqui. Ter um endereço fixo também nos abriu muitas portas no mercado paulista.”

C.V: Quais foram as principais modificações feitas na planta do imóvel?

Cecília Teixeira: “Integrei a cozinha com a sala através de uma grande abertura com portas de correr, transformando uma dependência de serviço em salinha de TV para as crianças. Também integrei o hall de entrada com a sala e aumentei o banheiro dos meninos. Como os gêmeos fizeram questão de dividir o quarto, fiz uma suíte de dormir para eles e transformei o outro quarto em brinquedoteca. A proposta aqui foi criar uma planta funcional, com ambientes integrados e que possibilitasse uma ampla circulação, já que os meninos são muito ativos.”

C.V: Muitas peças foram reaproveitadas do antigo endereço da família?

Cecília Teixeira: “Sim. Tenho um enorme apego às minhas coisas que tem história, que foram passadas por gerações da minha família e pretendo levar sempre comigo. Minha mesa de jantar, por exemplo, foi um presente de casamento da minha tia. Os sofás também vieram do endereço antigo, um deles foi da minha mãe e tem pelo menos 20 anos de uso. Também não largo de jeito nenhum a mesa que uso como bar na sala. Aliás, amo o contraste do antigo com o novo. O desafio de definir o layout da sala foi justamente conseguir inserir no novo projeto tudo que eu não abria mão, com leveza e harmonia.”

C.V: Quais outros aspectos destacam-se no projeto?

Cecília Teixeira: “A marcenaria em cores sóbrias, que foi minuciosamente detalhada para otimizar ao máximo os ambientes, garantindo espaços de armazenamento para tudo. Além disso, o piso em réguas de madeira Tauari, que foi aplicado em todo o apartamento, com exceção do porcelanato no padrão cimento, presente nas áreas molhadas. Outros pontos importantes são o painel branco em marcenaria com frisos que se estende da entrada para a sala de jantar e o aparador-rack suspenso em carvalho americano, com armários e nichos, que ocupa toda a parede da sala. A mesma madeira clara se repete nos armários inferiores da cozinha, que, junto com os tijolinhos da parede, deixou o ambiente ainda mais aconchegante.”

C.V: Como foi pensado o quarto de dormir das crianças?

Cecília Teixeira: “Como os meninos têm o quarto de brinquedos para fazer toda a bagunça, pude deixar o quarto de dormir mais clean, com um clima tranquilo. As camas foram desenhadas por mim na própria marcenaria e dispostas em ‘L’, liberando mais espaço no centro do cômodo. Acima de cada cama, spots de luz garantem conforto visual nos momentos de leitura e uma prateleira fixada na parede acomoda os livros que os meninos adoram ler antes de dormir. Por fim, o adesivo de parede com estampa grid cinza tornou o projeto atemporal, sem um tema específico.”

C.V: Qual foi o maior desafio do projeto?

Cecília Teixeira: “Criar uma planta fácil, simples e com uma circulação fluida, onde toda a família pudesse estar junta em todos os cômodos, sem frescura.