Sabe aquela sensação acolhedora que temos ao entrar em um lar cheio de vida? Pois o apartamento da Bela e do Abram Berland é destes. Cada detalhe e cantos cuidadosamente adornados deixam transparecer a essência da família. Sem contar que os ambientes são compostos por um mistura deliciosa de peças com histórias, mobiliário assinado, obras de arte e muitas, muitas flores! Moradores do bairro Higienópolis há 28 anos, recentemente disseram “sim” à uma necessária reforma com o intuito de atualizar o visual dos espaços. Por sorte, puderam contar com uma ajuda mais do que especial: a designer de interiores Daniela Berland Cianciaruso, que comanda o escritório Díptico ao lado do arquiteto Ricardo Caminada, é filha do casal e se encarregou do novo projeto. 

“DEVEMOS CONSTRUIR UMA CASA COM O INTUITO DE QUE SEJA UM LUGAR PARA ONDE SEMPRE QUEREMOS VOLTAR.”

O imóvel de 426m² fica no Edifício Elenita, projetado pelo arquiteto polonês Jorge Zalszupin, em 1952: “Gostamos muito de morar aqui por isso, mas também pela tranquilidade do bairro e pela ótima vista. Faço tudo a pé! Visito familiares, faço compras…”, conta Bela, que adora passar o seu tempo livre entre um bordado e outro ou criando belíssimos arranjos de flores para sua casa. 

 








Sem apegos às suas antigas peças e ansiosa pela mudança, Bela deu carta branca à filha que, junto do sócio, propôs uma atualização completa no apê. Móveis grandes e pesados foram trocados por outros de design atemporal, claros e muito mais leves – muitos deles assinados por renomados designers brasileiros. Além disso, o casal pode enfim dar adeus ao layout compartimentados em prol de uma planta aberta que favoreceu a sensação de amplitude e a iluminação natural. Por preferência da Bela, o entorno permaneceu em tons claros, contrapondo o colorido dos arranjos e das obras de arte que adornam as paredes e apoios. 

O cenário final não poderia ser mais aconchegante. Além das flores tratadas com todo carinho pela moradora, a decoração ganhou camadas e mais camadas de texturas naturais, com a predominância da madeira no mobiliário e também nos revestimentos. Não é à toa que a moradora simplesmente adora voltar pra casa todos os dias. Só depois de tirar os sapatos e relaxar por uns minutinhos no seu quarto, ela se sente verdadeiramente acolhida: “Às vezes chego e vou direto para os meus bordados”, complementa. Apesar das pequenas imperfeições, como o excesso de prédios ao redor que comprometem a paisagem, Bela e Abram não tem dúvidas de que este é o lar que sempre sonharam. 

Como não ficar encantada com um apartamento tão maravilhoso como este, né?! Cada cantinho e detalhe demonstra muito cuidado e bom gosto. Amei, e você? Veja mais fotos abaixo e não deixe de conferir AQUI uma seleção de produtos no estilo do lar da Bela e do Abram. 

Fotos: Julia Ribeiro