André Luque é arquiteto e urbanista e, desde 2006, coleciona projetos de residências, restaurantes, bares, centros culturais, edifícios residenciais e corporativos. Sem esconder sua paixão por projetar casas, hoje no Open House #FiqueEmCasa vamos conhecer uma bem especial: a Residência Muxarabi, em Trancoso na Bahia!

Em meados de 2013 André acompanhou um cliente que queria construir nas terras trancosenses e se apaixonou pela cidade e sua natureza. Assim que voltou para São Paulo, compartilhou com seu pai e seu irmão a ideia de adquirir um terreno por lá, e juntos, eles tornaram a situação real! O arquiteto então projetou a casa para uso da família e também para alugarem quando não estão, já que Trancoso recebe turistas o ano todo.

O terreno de quase 1700m² fica em uma região de reserva ambiental tomada por árvores de várias espécies, e a residência foi erguida entre elas. À 200 metros da praia, a casa de dois pavimentos recebe uma brisa constante do mar, acomoda confortavelmente 14 pessoas e é o refúgio da família. São 606m² de área construída, 50m² de piscina e 229m² de teto gramado; com a maior parte dos acabamentos em madeira, que a deixa super leve, acolhedora e ainda carrega uma característica bem típica dos projetos do André: grandes planos de vidro para entrar muita luz e ventilação nos ambientes. O nome Muxarabi se deve ao próprio elemento, que envolve toda fachada, isolando o sol e criando uma sombra linda ao longo dia…

Bom, não preciso falar mais nada, né? Quando vi que André e a namorada estavam fazendo o isolamento social na Residência Muxarabi, entrei em contato na hora! Mesmo à distância, fizemos um tour bem completo – e de cair o queixo – que você confere agora no vídeo abaixo <3

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Fotos: Cláudio Pinheiro

 

Fotos: Leonardo Finotti