Fotos: Re Freitas/ Divulgação

Em 2022, este apartamento de 116m², dos anos 60, em Icaraí (RJ), foi comprado em estado precário pelo arquiteto Philippe Nunes, do escritório NOP Arquitetura, que fez uma reforma completa no imóvel.

Desenvolvi um layout para estimular a interação das pessoas, sem obstáculos, estando elas no ambiente de estar, jantar ou na cozinha

Aperte o PLAY para ver o vídeo completo!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Para viabilizar este sonho, sem abrir mão de conforto, o casal estabeleceu duas condições principais: que o imóvel tivesse uma área mínima de 100m2 e vista livre. No meio da reforma, no entanto, o casamento acabou, mas Phil decidiu seguir com o projeto sozinho, adaptando-o exclusivamente aos seus gostos e necessidades. A decoração, por exemplo, passou a contar mais de sua história através de peças herdadas de família e de seu próprio acervo.

Antes da reforma, o apartamento era extremamente compartimentado, com sala pequena, três quartos de tamanho, quarto de serviço e muita área desperdiçada em circulações. Além disso, a vista, embora livre, ficava comprometida por esquadrias repartidas que não valorizavam o pé-direito alto do imóvel, com 3,20m.

O espaço da antiga cozinha hoje abriga a sala de jantar, a área de serviço virou cozinha, o banheiro de serviço foi transformado em cantinho da sapateira, o quarto de serviço agora é uma lavanderia e o tanque de alvenaria foi substituído por uma churrasqueira na cozinha.

Com a reforma, nada ficou como era antes. Como o arquiteto queria um lar em conceito aberto, o projeto integrou a sala, o quarto vizinho a ela, o hall de entrada, a cozinha, a área de serviço e o banheiro de serviço para cria uma grande área de convívio.

O generoso espaço do antigo banheiro social permitiu transformar um dormitório em suíte principal e ainda criar um lavabo, enquanto uma parte do antigo corredor íntimo virou o banheiro da atual suíte de hóspede.