Design Weekend Ana NeuteADORO o DW como um todo, mas o MADE é assim, um ponto altíssimo. Vou te contar o motivo: os designers estão lá, mostrando os seus trabalhos num ambiente agradável, ao ar livre, sem pressa, num ambiente tranquilo, enfim… tudo o que eu gosto.

Este ano levei o Bento comigo, acho que o olhar se cultiva desde de cedo, mas ele não estava muito nessa vibe kkkk Queria mesmo era correr, mas de qq maneira foi ótimo. Como estava com um olho no peixe e outro no gato, tive que fotografar rapidinho as coisas que mais gostei, então não julguem as fotos ok rssss Ao menos tentei… O maior problema não foi esse, foi que não vi tudo (tô péssima por isso), muita gente boa como a Rosa Pink, Inês Schertel, Estevão Toledo, Bianca Barbato, Lurca, Pax.arq, Rodrigo Ohtake e Rodrigo Silveira eu acabei não encontrando.

Bom, mas vamos lá, tenho certeza que vcs tb vão se apaixonar por esses trabalhos que eu vi.

Design Weekend Ana Neute

Esses vasos da Ana Neute são hiper delicados e suaves. Foram resultado de um trabalho de fusão de vidro com vidro.

Design Weekend Ana Neute

Além dos vasinhos a Ana levou uma coleção de luminárias com 2 bocas de luz. O efeito final é lindo.

Design Weekend o ebanista Ricardo Graham Ferreira

Além de bonito, esse banco do Ricardo Graham Ferreira – O Ebanista – é hiper confortável!

Design Weekend Gustavo Woo

Esse vaso do Gustavo Woo – que foi feito só para dar um up na mesa mas que no final virou um must have – estava fazendo sucesso. As mesinhas estavam também muito bonitas – por sinal esse estilo de mesa esta bombando.

Design Weekend Humberto Damata

Me apaixonei por esta mesa do Humberto da Mata. E para quem esta na dúvida se é ou não funcional (algumas pessoas me comentaram isso) vale lembrar que quem tem uma mesa dessas não precisa colocar livros ou arranjos para enfeitá-la, vai usa-la como apoio de taças e aperitivos, e neste caso ela atende TOTALMENTE. Eu me apaixonei.

Design Weekend Humberto Damata

O Bento testando a mesa e os bancos

Design Weekend Nolii

Essa poltrona aqui a família inteira testou e aprovou, é do Tiago Curioni e foi feita para proporcionar o “encaixe” perfeito.

Design Weekend Nicole Tomazi

Conheci a Nicole Tomazi em 2013 em Milão. A coleção Urbaneza que ela levou para o MADE é bem bacana, me lembrou um pouco uma formação de corais.

Design Weekend Nicole Tomazi

Os vasos da Nicole feitos com cadarço e mangueira de plástico.

Design Weekend Rahyja Afrange

Bom, vcs já sabem que e adoro o trabalho e a própria Rahyja Afranje. Olha só esse vaso aqui que ESPETÁCULO. Limpo e perfeito!

Design Weekend Suite

A Suitedesign arrasa. Se já não bastasse o ambiente deles na Modernos e Eternos as peças que levaram para o MADE estavam lindas tb.

Design Weekend Suite

Gostei também demais desse vaso dourado que lembra um canudo de papel.

E é o seguinte, o MADE esta acontecendo no Jockey dentro de um evento maior que é a Casa Cor Arte e Design. Lá estava rolando também uma outra exposição que é a 3X Design e parte deste expo é a Cariri. Achei um texto da própria Ed. Abril sobre essa exposição.

“Apesar de ser uma microrregião, o Cariri, localizado no sul extremo do Ceará é grande e rico em arte e cultura.

O local retrata o verdadeiro oásis do sertão, com uma rica cultura, ligada à religiosidade do seu povo. Esses elementos religiosos se mesclam com objetos vernaculares e arte popular, criando uma manifestação cultural que perdura com o tempo. Grande líder religioso e político do Cariri, o Padre Cícero, ainda hoje, mais de 80 anos após sua morte, arrasta multidões em romarias, procissões e penitências, potencializando as manifestações artísticas e culturais da região é um dos ícones do espaço.

“O Brasil hoje tem um design eficiente, capaz de competir internacionalmente. Porém nunca podemos perder de vista as nossas raízes, sob o risco de criar produtos vazios, sem alma, sem o traço da nossa cultura. O Cariri representa este vínculo mais profundo com a nossa história. Algo que não podemos perder jamais”, explica Pedro Ariel, diretor de conteúdo e relacionamento da CASA COR, que é o curador da mostra.”

Escutei de algumas pessoas que ou não entenderam o que a Cariri estava fazendo ali ou que acharam que não tinha ligação com o restante. Fiquei triste. Me emocionei com a exposição, suas as cores, formas e música. Não poderia ter lugar mais apropriado no mundo do que a nossa arte popular ao lado e em pé de igualdade com grandes nomes do design nacional. Ambos nos representam, e trata-los com pesos distintos acho que é uma miopia e uma vontade de não olhar para o nosso país com abertura e humildade.

Aqui vai um pouquinho da Cariri.

Design Weekend Cariri Design Weekend Cariri

E do trabalho do Espedito Seleiro, que para quem não sabe, no ano passado teve uma coleção fruto de uma parceria com os Irmãos Campana.

Design Weekend Cariri Design Weekend Cariri Design Weekend Cariri

Além da 3Xdesign também estão rolando algumas exposições paralelas e em uma delas encontrei o trabalho de 2 fotógrafos muito queridos, o Rafael Renzo e o Juan Guerra.

Design Weekend Design Weekend

E para terminar, a instalação hiper colorida da Fernanda Gerdes da Belatrixx.

Design Weekend Design Weekend

Lucila Zahran Turqueto