Quem assistiu "Sete anos no Tibet", com o Brad Pitt, acredito que lembre do momento em que uma enorme mandala que estava sendo construída é pisoteada por generais chineses. A cena é bem simbólica; a mandala é a representação do universo e de tudo que há nele. Vi o filme recentemente e pesquisando sobre o tema encontrei um site muito bacana: Mandalas do Nepal. Vale a visita, lá vc encontra mandalas LINDAS, que fazem bem não só aos olhos como também ao coração. São trabalhos feitos por monges que seguem rigorosamente a tradição milenar do budismo. Leva-se anos de preparação e treinamento para adquirir habilidade e conhecimento para criá-las. No  budismo e no hinduísmo, as mandalas são usadas como auxiliares na meditação e também como proteção para as pessoas e seus ambientes. As Mandalas são um símbolo sagrado, um talismã, representam a pureza e trazem paz aos corações. No processo de construção de uma mandala, a arte transforma-se numa cerimônia religiosa e a religião transforma-se em arte.

 

Aqui vai uma pequena amostra das mandalas do site, mas lá tem muitas outras, tabém lindas, cheias de histórias e detalhes (algumas estão em alta, é só clicar para ver).

É interessante pensar que é possível ter um casa um obra de arte linda, delicada e que acima de tudo nos proteja. Vou ver uma para a o meu quarto.