Já parou para pensar como seria a dinâmica em casa sem maçanetas, fechaduras ou puxadores? Zero prático e quase impossível, né! rsss Seja nas portas ou gavetas, esses elementos são capazes de proporcionar agilidade e segurança, e podem fazer total diferença na decoração também, já que hoje encontramos uma infinidade de modelos para todos os gostos e necessidades.

Em primeiro, vamos entender a função de cada peça:

  • Maçaneta: quando movimentada, essa peça abre uma porta ou portão.
  • Fechadura: seja ela interna ou externa, é usada para trancar uma porta, portão ou gaveta.
  • Puxador: não requer movimento para abrir um porta ou gaveta. Como o nome diz, basta puxá-lo ou empurrá-lo.

É notório que os três se complementam, então na hora de escolher esses itens, deve-se prestar muita atenção em alguns fatores antes da estética, veja só:

  • Uso: a intensidade de uso dessas peças, normalmente, é alta. Perceba a frequência do entra e sai de casa, o abre e fecha de portas e gavetas dos armários, e também se precisa resistir a arrombamentos, por exemplo; tudo isso irá influenciar na escolha.
  • Espessura da porta: cada maçaneta, fechadura ou puxador atende a uma espessura, então é muito importante medir a porta ou gaveta que o item sera instalado – é bem comum esquecermos desse detalhe rsss
  • Troca desse conjunto: caso queria trocar essas peças, lembre-se de checar compatibilidade (furos, tamanhos, tipo e etc). O ideal é levar o conjunto que será substituído até a loja, que aí não tem erro!
  • Segurança: no caso das fechaduras e maçanetas, caso o foco seja a segurança, existem as opções eletromagnéticas, eletrônicas e biométricas, que usam a tecnologia como aliada e só podem ser acionadas com sistemas de controle, senhas, cartões ou leitura da impressão digital.

Além desses critérios e já entrando no assunto design, é bem importante analisarmos a resistência, que está diretamente ligada aos materiais. Alumínio, latão, aço inox, zamac, porcelana, cerâmica… Existe uma infinidade deles e cada um resiste de uma forma. Para áreas externas e litorâneas, o latão ou aço inox são uma boa pedida.

Pensando no visual, é possível manter todos esses materiais em seu estado natural, ou dar um tratamento especial com pintura e banhos de ouro, prata, cobre e etc; com acabamentos fosco ou brilhoso. Aqui o mote é combinar o trio com o restante da decoração e estilo dos ambientes – no mercado existem todos os modelos; dos mais clássicos, aos modernos. No  caso dos puxadores, a gama de materiais acaba sendo maior. Um puxador diferente pode mudar completamente a estética de um móvel e agregar personalidade – realmente vale a pena dar atenção aos itens dessa pauta rss

Por fim, limpeza! Manter a maçaneta, fechadura e o puxador limpos é essencial para a beleza e bom funcionamento e, para nossa felicidade, é um processo simples: higienize-os com um pano úmido durante as faxinas semanais ou, caso apresentem sinais de travamento por oxidação ou pouco uso, vale aplicar um lubrificante comum. Mas claro, SEMPRE consulte o fornecedor para ter certeza de que a peça é autorizada a receber esse produto.

Aposto que a partir de hoje você vai começar a reparar nesses elementos aí na sua casa hahaha Particularmente, adoro escolher esses detalhes, pois acredito que eles fazem total diferença no décor. Estava buscando referências e encontrei VÁRIAS interessantes; modelos para todos os gostos e estilos! Fiz uma pequena seleção para te mostrar algumas ideias, é só deslizar o post ;-)

Qual maçaneta, fechadura e puxador você mais gosta? Deixa aqui nos comentários, vou adorar saber! Absss :)

Imagens: Unsplash.com (@andrew_buchana, @gisela_bonanno, @thom_masat) Aldafre.it, Leibal.com, Instagram.com, 2gracap.blogspot.com.br, Twitter.com, Pen-online.jp, Amazon.com, Studiosaintantoine.com, Brandinobrass.com, Dezeen.com, Design-anthology.com, Delightfull.eu, Interiordesign.net, Revistaad.es, Sfgirlbybay.com, Dulcisdomus.tumblr.com, 1stdibs.com, Pollyannapumpkin.tumblr.com, Westwing.com.br, Tudoorna.com, Arch-predmet.com, Etsy.com, Design-milk.com, Laurelberninteriors.com, Artunion.co.jp

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉