Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação

Esta cobertura duplex com luz natural abundante é lar da arquiteta Gabriela Campos e sua família e foi totalmente reformada pela própria profissional, à frente do escritório Mais Alma Arquitetura. O apartamento tem 205m², fica localizado no Leblon, Rio de Janeiro, e passou por mudanças drásticas para se adequar às novas necessidades do casal depois de terem uma filha.

Dentre elas, a reorganização da planta para que toda a área social ficasse no piso superior e a área íntima no primeiro andar. Além disso, alguns pontos se destacam, como a varanda extensa com piscina e mesa de jantar externa. No canal você confere a tour completa com a Gabriela Campos por esta cobertura com boas soluções, e aqui no blog uma conversa com ela contando algumas curiosidades sobre o projeto.

Aperta o PLAY pra conferir mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Qual a história de vocês com o imóvel?

Gabriela Campos: “Nós adquirimos o apartamento em 2019, quando já fazia 5 anos que ele estava fechado, desde a construção do prédio. Apesar do edifício ser recente e com um bom padrão de acabamento, a planta não atendia nenhum pouco às nossas necessidades, por isso mudamos tudo.”

CV: E quais foram as principais alterações na planta?

Gabriela Campos: “No pavimento superior, onde ficava o quarto, foi feita uma cozinha integrada com a sala de estar e a área externa. A antiga cozinha foi transformada em uma suíte de hóspedes e lavabo para atender o andar. Já no pavimento inferior, dois quartos foram transformados em uma suíte master e uma varanda sem uso foi convertida no quarto da bebê e lavanderia.”

CV: Como ficou então a configuração do apartamento?

Gabriela Campos: “Atualmente a planta se divide entre pavimento inferior (com hall social, escritório, suíte master com varanda, quarto da bebê e lavanderia) e pavimento superior (com sala de estar, cozinha, lavabo, escritório, suíte de hóspedes e área externa).”

CV: Foram pensadas em soluções para a melhor integração dos espaços?

Gabriela Campos: “Sim. Foi criada uma esquadria em cinco partes que pode ser toda recuada, integrando totalmente a cozinha à área aberta. Então a pessoa que estiver usando o cooktop, por exemplo, tem vista para o ambiente de estar e jantar do terraço.”

CV: E como foi assumir tanto o papel de arquiteta quanto de proprietária no projeto?

Gabriela Campos: “Como é a minha casa, pude trabalhar os materiais que mais gosto e ainda me manter fiel ao meu estilo de projeto, utilizando uma paleta suave e bastante leveza.”

CV: Foi possível reutilizar elementos já existentes no imóvel?

Gabriela Campos: “Quando adquirimos o imóvel, ele já contava com o piso em mármore travertino nas áreas externas e esquadrias em tom champanhe. Como gosto bastante do material, decidimos adotá-lo também em outros pontos do apartamento, incorporando o verde do entorno no paisagismo feito pelo Arborea Paisagismo, além de variações mais quentes do bege travertino.”

CV: Qual é o grande destaque do projeto para você?

Gabriela Campos: “A área externa. Nesse espaço criamos dois bancos curvos que compõem a mesa de jantar em uma quina da cobertura com uma vista linda para o Cristo Redentor. Esses bancos resolvem os lugares extras no dia de receber os amigos e também são um grande apoio para o mobiliário. Fizemos a piscina no mesmo material, em mármore travertino navona, deixando o conjunto limpo e bastante leve.”