O mercado imobiliário nos últimos anos investiu muito na concepção de moradia prática, pois a demanda por espaços integrados sem tanta manutenção se tornou significante na hora das pessoas encontrarem um lugar para morar. Os negócios imobiliários cresceram 11% no primeiro trimestre desse ano comparado com o mesmo período no ano passado, e os novos empreendimentos com perfil cosmopolita está entre os favoritos. Um deles é o LOFT e é sobre ele que vou falar hoje, mas antes, uma curiosidade sobre outros tipos de residências que se assemelham à essa para você não se confundir na hora de achar seu loft:

Studio/Kitnet: apartamentos até 30m² com apenas 2 cômodos: um quarto-sala-cozinha e mais um banheiro.

Flat: apartamentos residenciais que dispõem de alguns serviços de comodidade, quase como um hotel só que com bem menos formalidade.

E enfim, os LOFTS! Para começar, o pensamento de que o loft é sempre pequeno não é verdade, esse é um dos fatores que vai diferenciá-lo dos apartamentos acima. No século VIII já existia a expressão hayloft para depósito de feno em celeiros e o começo da ideia residencial foi na década de 50 na França, com o arquiteto Le Corbusier. Porém, a compreensão que temos hoje do loft urbano ficou conhecido mundialmente através dos grandes galpões e fábricas desativadas de Nova York, que eram convertidos para uso residencial nas grandes metrópoles e que sempre vemos nos filmes e séries!

Loft é mezanino, sótão, espaço sem divisória ou repartição que fica logo abaixo do teto de uma casa, galpão, armazém ou, os mais modernos, nos prédios residenciais. A arquitetura num geral é ampla, livre e com um bom pé-direito. Por volta dos anos 60 e 70, muitos artistas, profissionais liberais e publicitários viviam em lofts e faziam do espaço seu local de trabalho.

Esse estilo de moradia é bem democrática, faz sucesso entre casais jovens, amigos que gostam de dividir espaço, pessoas que preferem o ter um canto só seu… Em geral, esse público preza bastante por uma boa localização somada à aconchego na agitação das grandes cidades.

O conceito do loft está ligado à inovação e criatividade, mas sem perder as características principais. Os lofts têm tubulações aparentes; acabamentos rústicos como os tijolos, vigas e cimento à mostra; janelas grandes e os ambientes que se confundem em um só: quarto, sala, cozinha e banheiro tudo junto e misturado! Por conta disso, na hora de pensar na decoração é interessante levar algumas coisas em consideração:

Como a ideia é não ter divisórias nos ambientes, os tapetes e o mobiliário vão servir para delimitar os “cômodos” da casa. É importante se preocupar com a circulação entre um espaço e o outro, tomando cuidado para não estrangular as passagens e manter a amplitude.

Ainda pensando em ampliação, usar o mesmo piso no espaço todo é uma ótima solução para dar efeito de continuidade e é super comum nos lofts, principalmente se o piso for madeirado. Nas paredes, além dos acabamentos naturais, qualquer cor é bem-vinda e aqui quem manda é seu gosto e criatividade!

A cozinha linear é a mais comum para esse estilo de morada, por ser compacta e prática. Vale lembrar que como todos os ambientes no loft são integrados, o exaustor vai ser o melhor amigo na hora de cozinhar e manter a casa cheirosa rsrsss

Por fim, dá também para dividir os ambientes sem fechar completamente com divisórias móveis. Se você gosta do espaço aberto e integrado, mas às vezes preza por privacidade, os biombos ou cortinas são ótimas opções…

Aaah, olha esse loft que fica em Los Angeles e tem décor do Oh Beauty Interiors, foi uma das raras vezes que vejo as “string lights” sendo usadas em uma situação que não de festa. Fica ai uma ideia divertida:

E você? Me conta aqui nos comentários se mora, já morou ou gostaria de morar em um loft? ;)

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel ;-)

Fontes: Economia.uol.com.br, Imovelweb.com.br, Folhavitoria.com.br, Homify.com.br
Imagens: Reddit.com, Thespaces.com, Galeriadaarquitetura.com.br, Tuacasa.com.br, Pinterest.com.br, Pacificsouthwestbuilding.com, Ohbeautyinteriors.com