Quando a Letícia Bittencourt, do blog Cozinha Vibrante, falou que ia nos mandar uma receita especial para o Natal já sabia que viria coisa boa pela frente! Mas devo dizer que ela se superou. Ao invés de um prato tradicional, ela preparou quatro e com uma apresentação mega charmosa e criativa: em formato de guirlandas! Achei a ideia muito bacana, uma adição especial à mesa de Natal. Sem contar que o preparo das guirlandas não requer tempo, tampouco habilidade! Rsss… Nas fotos, a Letícia usou pratos de cerâmica do Atelier Paula Almeida para ter um visual bem moderno e minimalista. Mas se você preferir uma mesa mais tradicional, pode optar por jogos de louça um pouco mais rebuscados, com estampas, ou até mesmo peças vintage ou de família. Fica a seu critério ;-) Bom, Vamos aos pratos, afinal são quatro, né?!!
GUIRLANDA DE SALADA
Ingredientes:
Mini agrião
Tomate cereja
Uva roxa 
Mussarela de búfala.
Molho*: 
Azeite
Limão
Sal e pimenta do reino 
* Se preferir, use molho pesto, que também combina super bem.
Modo de preparo: 
Em um prato ou saladeira redonda, monte a salada começando pelas folhas de agrião dispostas apenas na borda do prato, imitando o formato de uma guirlanda. Siga acrescentando o restante dos ingredientes e finalize com o molho.  

GUIRLANDA DE PÃO DE QUEIJO
Ingredientes: 
Pão de queijo (pronto ou feito em casa)
Tomate cereja
Azeite
Alecrim
Modo de preparo: 
Asse os pães de queijo no formato de guirlanda. Coloque em um prato redondo e acrescente os tomates cerejas cortados pela metade. Regue com azeite. Se quiser incrementar a apresentação, amarre alguns raminhos de alecrim com uma fita bem festiva e posicione sobre o prato. 

GUIRLANDA DE FRUTAS VERMELHAS
Ingredientes: 
Ameixa
Morango
Cereja
Lixia
Alecrim
Modo de preparo:
Seguindo o formato redondo da guirlanda, faça uma caminha com os raminhos de alecrim. Depois disso, é só posicionar as frutas sobre ela.

GUIRLANDA DE BISCOITOS AMANTEIGADOS
Ingrediente: 
Biscoitos amanteigados (prontos ou feitos em casa)

Letícia Bittencourt | Cozinha Vibrante