Que tal celebrar a chegada da primavera com uma festinha ao ar livre? Pode ser no jardim de casa ou na varanda do apê… O importante é deixar o clima bem leve e descontraído para receber os amigos. A decoração vai te ajudar nesta tarefa, mas com certeza a sua maior aliada será esta receita deliciosa, leve e simples de preparar – seu convidados vão adorar! Quem nos ensina o passo a passo deste guacamole com pimenta dedo de moça é a Chef Letícia Bittencourt, do blog Cozinha Vibrante, que escolheu substituir o chilli da receita original pela nossa conhecida dedo de moça para facilitar ainda mais o preparo. Bom, hora de colocar a mão na massa, vamos lá?

INGREDIENTES

2 avocados maduros (o abacate pequeno)
2 tomates italianos sem pele
1/4 de cebola roxa picadinha
3 colheres de sopa de coentro picadinho
1 pimenta dedo de moça, sem sementes, picadinha
suco de 1/2 limão tahiti
sal, pimenta do reino e molho tabasco a gosto

MODO DE PREPARO

Corte os tomates ao meio, no sentido do comprimento. Com uma faquinha, retire miolo e sementes e descarte-os. Pique os tomates em cubinhos.

O avocado deve estar bem maduro, com a casca preta. Para abrI-lo facilmente, passe a faca, no sentido do comprimento no meio dele até encontrar o caroço. Gire uma metade contra a outra e elas devem se soltar. Dê uma batidinha com a faca no caroço para soltá-lo. Com as mãos ou uma faca, retire a casca do avocado (quando ele está bem maduro, a casca sai com a mão mesmo). 

Coloque o avocado em uma tigela, amasse com um garfo, jogue o suco de limão e deixe o caroço junto. Deixar o caroço no abacate amassado é o segredo para ele não escurecer, assim ele dura 24h na geladeira em perfeito estado.

Misture todos os ingredientes e tempere bem. Conserve o caroço inclusive enquanto estiver misturando e só retire-o da mistura quando for servir. Se quiser guardar a guacamole na geladeira por até um dia, deixe o caroço junto e ela não vai escurecer nem um pouquinho.

Sirva com tortillas de milho ou Doritos natural.

Letícia Bittencourt | Cozinha Vibrante