Foto de Maksim Goncharenok / Pexels

Se você está pensando em decorar sua casa, com certeza já considerou adotar o estilo minimalista. Tendência nos últimos anos, a ideia do minimalismo é simples, assim como o próprio estilo: nele, menos é mais. Seja pelas linhas utilizadas na decoração ou pelos ambientes fluidos e claros, esse estilo vai te conquistar.

O termo foi cunhado pelo filósofo americano Richard Wollheim em 1965, época em que o minimalismo começou a ser explorado por diversos movimentos culturais e artísticos. Ao longo do tempo, o movimento se expandiu para outras áreas do conhecimento, como a ciência, a comunicação e chegou ao ponto de se tornar até mesmo um estilo de vida. Uma pessoa minimalista, por exemplo, se preocupa mais em se ater ao essencial do que a extravagâncias. E o mesmo se dá na decoração!

Separamos cinco dicas de como utilizar o estilo minimalista na decoração da sua casa e deixá-la prática, moderna e chique.

Foto de Andrew Neel / Pexels

Escolha uma paleta cromática neutra

Uma das características mais marcantes da decoração minimalista é a sua paleta de cores. Nela, tons sóbrios e neutros têm prioridade e ajudam a compor o ambiente. Dessa maneira, quando for escolher as cores da parede da sala, por exemplo, vale a pena explorar tons brancos, cinzas e que não chamem a atenção do olhar.

Uma dica para quem quer fugir um pouco dessa receita é tentar aliar as cores com texturas, traços e linhas. Essa opção, além de dar movimento ao ambiente, também é capaz de levar personalidade à decoração.

O sol é seu maior aliado: preze pela iluminação natural

Outro traço marcante do estilo minimalista na decoração é, sempre que possível, aproveitar a iluminação natural. Assim, ao invés de lustres como os utilizados no estilo clássico, estilo que já apresentamos aqui no site, deve-se optar pela luz solar ou iluminação artificial discreta.

Uma boa solução para quem quer dar um toque decorativo a mais e ainda assim seguir o minimalismo, é apostar em luminárias de design simples e moderno.

Ambientes amplos, fluidos e “clean”

Você já deve ter ouvido ou até mesmo utilizado o termo “clean” para descrever uma sala, um quarto ou um ambiente, não é mesmo? “Clean” é o termo em inglês utilizado para descrever ambientes que transmitem a aparência de organização e, literalmente, limpeza. Isso quer dizer que exageros ficam de fora da decoração, como cores muito vivas, mobília em excesso e até mesmo a divisão demasiada de ambientes.

Para compor uma sala minimalista, então, é interessante observar a possibilidade de integrá-la com a cozinha, diminuindo a quantidade de obstáculos entre ambientes e, assim, deixando-os mais amplos e fluidos.

Escolha objetos com propósito

A premissa do minimalismo é se cercar apenas do essencial. Por isso, na hora de escolher a mobília e a decoração da sua casa, pense principalmente naqueles objetos que têm propósito para você.

Em camas e sofás, por exemplo, a presença de almofadas em grande quantidade é dispensável. Em cima das mesas, também, não há a necessidade de toalhas ou objetos que apenas a enfeitem.

Um pouquinho de verde: aposte nas plantas!

Que tal dar vida ao seu lar? Isso é, literalmente. As plantas são uma ótima opção para quebrar a monotonia do ambiente e deixá-lo ainda mais aconchegante e bonito.

Plantas que vivem bem com pouca luz, como Mini Cactos e a Lança de São Jorge são ideais para quem vive em apartamentos ou em espaços com entrada solar reduzida. É importante notar que, para se jogar de vez no minimalismo, os vasos a serem escolhidos também devem combinar com a paleta de cores estabelecida, assim o verde se destaca sem quebrar a composição da casa.

Fotos: Pexels / Divulgação

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉