A cultura brasileira é riquíssima, assim como o nosso artesanato, mas não podemos negar que os mistérios de outras culturas nos atraem quase que instantaneamente. E é exatamente esse tópico que abordamos nas colunas da Delá – uma loja virtual cujas proprietárias são especialistas em garimpar relíquias ao redor do mundo. Se você fica enlouquecida com objetos étnicos e bem trabalhados, não deixe de conhecer a loja.

Pois bem, a Delá já nos mostrou os coloridos tecidos peruanos, já nos contou histórias sobre o artesanato colombiano e revelou segredos das cerâmicas chinesas, entre outras matérias… (Veja todas elas AQUI). O destino de hoje? Índia!

Para quem não sabe, a Índia é o berço da arte em estamparia. Desde a antiguidade o povo da região domina técnicas de tingimento e hoje em dia a indústria têxtil é a segunda maior atividade econômica do país. Algodão, linho e seda são os principais tecidos produzidos, marcados por cores intensas e exuberantes. Uma das técnicas mais utilizadas por lá é o block printing – que você descobre agora.r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r

Block printing é uma técnica de imprimir desenhos usando blocos de madeira teca esculpida à mão, como um carimbo ou uma xilogravura. A tradição data do século 12 e é forte no Rajastão, onde cada centro desenvolveu seus próprios métodos e estilos. A tinta é feita de lama engrossada com goma, argila e pó de ardósia e a tintura é natural, extraída de plantas e minerais: o vermelho, por exemplo, vem da cana-de-açúcar, e o azul, da folha de índigo.

Durante o processo, o tecido é esticado sobre uma mesa e os artesãos carimbam os desenhos com os blocos molhados em tinta, fazendo uma sequência ininterrupta com habilidade e precisão para não se notar as emendas. O tecido é submetido a uma lavagem especial para fazer a cor aparecer e depois as peças ficam secando ao sol – é aquela famosa imagem dos terraços repletos de tecidos estirados para secagem. Depois de secos, os tecidos são novamente lavados e passados a ferro, para assim fixar a cor de vez.

Tradição passada de pai para filho, o saber cresce e se mantém dentro das famílias. Apesar das alternativas modernas, essa estamparia artesanal continua valorizada, graciosa e única. E a Delá trouxe essas belezas em forma de toalhas de mesa e almofadas para a sua casa! Confira no site da loja.r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r

Fotos via Delá | From Boston to Bindis