Fotos: Fran Parente/ Divulgação

Esta casa com espaços amplos e pé-direito alto é um projeto assinado pela arquiteta Bia Prado. Antes da reforma, que levou 14 meses, a casa tinha uma arquitetura característica da década de 1980, com espaços muito compartimentados e sem integração. Por conta disso, o principal objetivo da reforma foi atualizar a construção para os dias atuais, a partir de escolhas mais contemporâneas.

E os móveis e itens de decoração foram fundamentais para repensar o conceito do projeto. A grande maioria do mobiliário, tanto de origem nacional quanto importada, foi adquirido na Firma Casa, portanto a casa acabou sendo uma perfeita exemplificação do design inovador da marca. 

O resultado foi uma casa sem frieza e peças óbvias, com ambientes pensados para a recepção de amigos e familiares de uma maneira informal. Além disso, há um mix de material interessante por todos os ambientes. No canal você confere a tour completa com a Bia pela casa, e aqui no blog uma conversa com a arquiteta contando algumas curiosidades sobre o projeto.

Aperta o PLAY para ver mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Qual é a história da casa?

Bia Prado: “O cliente estava atrás de um imóvel e esta casa chamou a atenção dele por ter um estilo diferente e um pé direito alto, características que remetem a um chalé e pelo qual ele é apaixonado. Dessa forma, por mais que fossem necessárias modificações drásticas na casa, foi um match perfeito.”

C.V: Quais foram as principais inspirações da arquiteta para o projeto?

Bia Prado: “Aproveitei justamente esse gosto do proprietário por chalés. Pensando nisso, a única coisa mantida da arquitetura original foi a laje inclinada, com as madeiras aparentes. A partir desse ponto, segui uma linguagem de casa com um toque mais atual, sobretudo pelo mix de materiais nos móveis e revestimentos.”

C.V: Quais eram os principais desejos e demandas do proprietário?

Bia Prado: “Ele queria espaços amplos para receber pessoas, mas que continuassem com a estética rústica da casa. Dessa forma, ela não perderia o charme natural, ainda que incorporasse toques contemporâneos ao ambiente.”

C.V: O que você destacaria sobre cada parte da casa?

Bia Prado“Um dos destaques da casa com certeza foi o telhado. Passamos por grandes dificuldades com ele, pois esse tipo de telhado é muito comum nos Estados Unidos e Europa, mas no Brasil já não vemos o modelo. Então ele foi desenvolvimento especificamente para este projeto junto com fornecedores e a construtora. No final deu tudo certo, tornando a casa ainda mais atual.”

C.V: Como a personalidade do proprietário foi impressa na casa?

Bia Prado“A personalidade do proprietário está presente na estrutura e também na decoração dos espaços, já que ele gosta de ambientes aconchegantes, mas ao mesmo tempo chiques e convidativos. A ideia foi criar espaços para que convidados e família desfrutem bons momentos junto do morador.”

C.V: Qual foi o processo para escolher os materiais predominantes no projeto?

Bia Prado: “Como o conceito foi fazer referência a um chalé, temos bastante madeira em todos os espaços para seguirmos essa linguagem. Foi utilizada madeira ebanizada de preto nas vigas e pilares exatamente para dar esse contraste e destacar essas linhas do projeto. Além disso, o piso em mármore White Wood que dá um clima mais aconchegante.”